Uma mulher coloca um livro à venda online, através da plataforma Olx. Um comprador propõe fazer negócio e realizar o pagamento através da aplicação MB Way. Pede-lhe o número de telefone e leva-a a partilhar consigo o código de acesso à sua conta de MB Way. A partir daí, o burlão tem acesso total à conta da vítima e, através da aplicação, transfere dinheiro para a sua própria conta a partir da aplicação.

Esta é uma das histórias de burla através do MB Way que o Correio da Manhã descobriu e que ilustra as mais de quatro mil vítimas que apresentaram queixa só desde o início deste ano por crimes deste tipo. De acordo com dados fornecidos ao CM por PSP e GNR, foram apresentadas 4.111 queixas por burlas através desta aplicação entre janeiro e maio, um valor quase quatro vezes superior às 1.109 denúncias apresentadas em todo o ano de 2019. Ao todo, as vítimas terão sido burladas em cerca de 3,5 milhões de euros.

A GNR, que identifica ter recebido 1.681 queixas desde o início do ano, garantiu ainda ao jornal que já identificou 127 pessoas por crimes deste tipo e que fez participações ao Ministério Público — um número bastante superior às 91 pessoas identificadas por crimes deste tipo em todo o ano passado.

(Artigo corrigido às 9h30. aA burla é feita toda à distância, sem a vítima e o burlão se chegarem a encontrar fisicamente)

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