O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou esta quarta-feira que procedeu à reorganização da central de colheitas do Hospital de Santa Maria, reforçando esta unidade com mais técnicos para prevenir a ocorrência de filas de espera.

Em comunicado, o CHULN explica que esta alteração estava já planeada, teve “resultados visíveis” esta quarta-feira e “permite gerir de forma flexível o número de profissionais destacados para a central de colheitas em função da procura de utentes ao longo do dia”.

Diz ainda o CHULN que se seguirão a esta medida novas regras de agendamento e o desfasamento de horários das análises para evitar aglomerações, podendo ainda vir a ser equacionado o alargamento do horário de funcionamento, de forma progressiva, até às 20h, se a procura o justificar.

Recorde-se que o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte tem já em curso um plano de retoma da atividade programada, que pretende aumentar em 50% o número de consultas presenciais a serem realizadas em maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No último mês, o CHULN efetuou uma média de 1.600 consultas diárias, entre presenciais e à distância, tendo realizado um total de mais de 35 mil consultas, das quais cerca de 13 mil foram presenciais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à Covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado esta quarta-feira.

Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.