O secretário de Estado norte-americano saudou esta quinta-feira a formação do novo governo iraquiano e concedeu um novo prolongamento da isenção das sanções para permitir a importação de eletricidade do Irão.

Num telefonema com o novo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazemi, Mike Pompeo anunciou que os Estados Unidos não iam aplicar sanções ao Iraque pela compra de eletricidade ao Irão durante um período de 120 dias. Esta medida serve “para mostrar a vontade de ajudar a criar as condições necessárias para o êxito” do novo governo, anunciou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

O Parlamento iraquiano aprovou na quarta-feira a nomeação do ex-diretor dos serviços secretos Mustafa al-Kazemi como novo primeiro-ministro, pondo fim a cinco meses do governo interino chefiado por Adel Abdelmahadi, demitido em 29 de novembro passado.

O fragmentado Parlamento iraquiano apoiou as nomeações de Al-Kazemi e de 15 ministros, e adiou a aprovação dos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Petróleo.

O novo governo assume funções em plena crise económica, política e institucional, após meses de protestos, nos quais morreram mais de meio milhar de pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR