Em solo britânico, estão previstas evocações bem mais discretas do que o habitual, face aos constrangimentos impostos pela Covid-19, mas a data dificilmente ficaria em branco no calendário de homenagens. Assinalado esta sexta-feira, 8 de maio, o V-Day, ou Dia da Vitória, marca os 75 anos do fim da II Guerra Mundial, e a histórica data que ditou o triunfo aliado sobre as tropas nazis, conta com o discreto mas inesquecível contributo de uma protagonista muito especial.

Não é novidade o papel que Isabel II teve durante a contenda, tendo sido enquanto jovem mulher o primeiro elemento da Família Real a juntar-se às Forças Armadas e a desempenhar funções a tempo inteiro como membro do Serviço Auxiliar Territorial em 1945, surgindo em várias imagens a fazer reparações mecânicas, mesmo antes dessa data. São alguns desses momentos para a posteridade que o neto e futuro rei William e Kate Middleton recordaram agora, através do seu Instagram oficial.

Rainha dirige-se aos britânicos a 8 de maio para assinalar Dia da Vitória e pede-lhes que cantem “We’ll Meet Again” à janela

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através de Kensington Royal, ilustram esse período na vida da soberana, que apenas quando subiu ao trono se afastou do cargo honorário que mantinha na Women’s Royal Army Corps (WRAC), fundada em 1949. Isabel II, que tinha então 19 anos, não surge apenas neste contexto de trabalho. Por fim, as esperadas imagens de festa em plena Trafalgar Square, no coração de Londres, no dia da vitória, momento em que tanto Isabel II como a sua irmã, Margarida, se juntaram à multidão. “A futura rainha tentou manter o anonimato durante os festejos puxando o seu chapéu sobre os olhos”, revela o duque de Cambridge, que deverá ir além das quatro imagens partilhadas logo pela manhã com os seguidores, pelos já que prometeu mais novidades ao longo do dia.

View this post on Instagram

“There is great comfort in the thought that the years of darkness and danger in which the children of our country have grown up are over and, please God, for ever.” . Today is the 75th anniversary of VE Day: the day when people across the Commonwealth marked the end of war in Europe with a mixture of jubilation and quiet reflection on the many sacrifices which had been made for peace. . On 8 May 1945, King George VI made a radio broadcast to the people of the Commonwealth to mark the end of war in Europe. . This evening, The Queen will make a special address at 9pm, the exact time her father spoke 75 years ago. . You can watch here on Instagram or on BBC One and BBC iPlayer in the UK. . To watch The King’s broadcast in full, visit our link in bio.

A post shared by The Royal Family (@theroyalfamily) on

Por sua vez, a conta oficial de Isabel II recordou parte do discurso feito pelo então soberano Jorge VI, que a 8 de maio de 1945 anunciava ao país e à Commonwealth, via rádio, o fim do conflito. “É muito reconfortante pensar que os anos de trevas e perigo em que as crianças deste país cresceram chegaram ao fim, se Deus quiser, para sempre”, sublinhava então o rei.

Recorde-se que esta noite, pelas 21h00, seguindo as pisadas paternas, também a rainha irá dirigir-se à nação em tempos de novo pautados pela incerteza. A intervenção poderá ser seguida através do Instagram, da BBC One ou BBC iPlayer, no Reino Unido.

Quanto a Carlos, príncipe de Gales e Camilla, duquesa da Cornualha, foram as figuras eleitas para acompanhar os dois minutos de silêncio que se observaram em todo o país, às 11h00, em memória dos homens e mulheres que perderam a vida na guerra. O momento foi registado a partir da Escócia, onde o casal se encontra isolado.