A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou esta sexta-feira que será feito um rastreio à Covid-19 nas escolas da região, à medida que forem reabrindo, tal como foi feito em unidades de saúde e lares de idosos.

“Iremos também iniciar ao nível das escolas, no sentido de procedermos a estes rastreios e de certo modo podermos ter algum ponto de partida no que diz respeito ao despiste da possível infeção pelo novo coronavírus”, afirmou Tiago Lopes, no ponto de situação diário sobre a evolução da pandemia da Covid-19 nos Açores, em Angra do Heroísmo.

Nas ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo, onde até ao momento não foram registados casos de infeção pelo novo coronavírus, serão retomadas na próxima segunda-feira as aulas presenciais nos três ciclos de ensino básico, bem como no secundário.

Nas restantes ilhas serão retomadas apenas as aulas presenciais nos 11.º e 12.º anos, no dia 18 de maio nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa e no dia 25 de maio na ilha de São Miguel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Tiago Lopes, “nada aponta para que possam existir situações de possível infeção pelo novo coronavírus, senão já se tinham manifestado por alguma via ao longo destas últimas semanas”, mas é preciso “acautelar uma possível segunda vaga” da Covid-19.

“Embora não justifique a realização de testes de forma massiva, atendendo à situação epidemiológica que temos na região, a verdade é que começamos já a preparar o presente para o futuro. Estamos a fazer estes rastreios organizados para termos um melhor conhecimento da situação epidemiológica da região”, afirmou.

No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde foi detetada uma cadeia de transmissão do SARS-CoV-2, foi feito um rastreio que envolveu mais de 1.000 pessoas, entre funcionários e utentes.

Estão também a ser testados funcionários e utentes de estruturas residenciais para idosos, de unidades de cuidados continuados integrados e de algumas unidades de saúde, que têm um esquema rotativo das equipas.

Dos 229 testes realizados até às 00h desta sexta-feira, apenas 11 eram relativos a casos suspeitos, sendo os restantes provenientes de rastreios.

Estavam ainda a aguardar colheita de amostra ou resultado laboratorial 550 pessoas, 491 das quais no também âmbito de rastreios.

“Independentemente do ponto de situação que nós possamos ter após a realização destes testes e dos resultados à partida negativos que nós iremos obter, não é de descurar depois periodicamente fazermos alguns desses testes e a manutenção de alguns destes rastreios organizados para aferirmos a situação epidemiológica na região”, salientou Tiago Lopes.

Os Açores não registaram novos casos da Covid-19 pelo terceiro dia consecutivo, mas ocorreram quatro recuperações, nas ilhas de São Miguel, Faial, São Jorge e Terceira.

Na ilha Terceira, onde existe atualmente apenas um caso positivo ativo de infeção, foi dada como extinta a segunda de duas cadeias de transmissão local detetadas.

Das sete cadeias de transmissão registadas no arquipélago “quatro foram extintas”, permanecendo apenas com casos ativos uma na ilha do Pico e duas na ilha de São Miguel.

Desde o início do surto foram confirmados 144 casos da Covid-19 nos Açores, 54 dos quais atualmente ativos, tendo ocorrido 75 recuperações (46 em São Miguel, 10 na Terceira, sete no Pico, seis em São Jorge, três na Graciosa e três no Faial) e 15 mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (106), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).