Nesta sexta-feira, um novo ventilador português vai ser apresentado ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Ciência, Manuel Heitor, depois de ter sido testado em porcos. De acordo com o Público, o Atena, que foi desenvolvido a partir do CEiiA – Centro de Engenharia para o Desenvolvimento de Produto, vai avançar também hoje com um pedido formal para a realização de ensaios em seres humanos ao Infarmed.

Este ventilador pulmonar terá na próxima semana a sua última sessão de testes com animais, tendo sido escolhido o porco por “parecenças fisiológicas e anatómicas com o humano”, explicou um membro da equipa à mesma publicação. O projeto destina-se aos cuidados intensivos nos hospitais, para doentes com complicações respiratórias, com casos onde se inserem doentes graves com Covid-19.

Para já, foram construídos 100 exemplares e o projeto já angariou 1,85 milhões de euros com base num crowdfunding e doações de mecenas. A equipa responsável prevê produzir mais 400 ventiladores até junho, dentro da estrutura montada no CEiia, e conseguir uma capacidade de produção de 1500 até ao fim do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR