O estacionamento na via pública em Matosinhos, no distrito do Porto, volta a ser pago a partir de dia 18 de maio, depois de um período gratuito devido à Covid-19, anunciou esta sexta-feira à Lusa fonte da câmara local.

Já os parques de estacionamento da marginal e do mercado de São Mamede, encerrados há mais de um mês, reabrem na próxima segunda-feira, sublinhou.

Também os mercados locais da Senhora da Hora e de São Mamede de Infesta reabrem sábado com obrigatoriedade de uso de máscaras ou viseiras e entradas controladas, adiantou.

No mercado local da Senhora da Hora, realizado no espaço da feira, não serão permitidas mais de 200 pessoas em simultâneo no recinto, que se encontra vedado e cujas entradas serão controladas por agentes da Polícia Municipal, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os cerca de 60 vendedores terão de usar equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras ou viseiras de proteção, salientou.

Este mercado, de venda exclusiva de frutas, hortícolas, pão e derivados, funcionará todos os sábados entre as 7h e as 13h.

No mesmo dia será reaberto o mercado local de São Mamede de Infesta, com as mesmas regras dos restantes, e com uma permanência permitida de 20 pessoas em simultâneo, sublinhou.

Além dos mercados, as bibliotecas municipais já estão a funcionar em “regime de take-way”, ou seja, na modalidade de empréstimo e devolução de documentos mediante marcação prévia.

Estes equipamentos estão abertos de segunda a sexta-feira das 9h às 13h, ressalvou a fonte.

À semelhança destas bibliotecas, também a loja do munícipe e os serviços de Tesouraria e Urbanismo da autarquia estão abertos nos dias úteis das 9h às 13h, ressalvou.

Portugal contabiliza 1.114 mortos associados à Covid-19 em 27.268 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 9 mortos (+0,8%) e mais 553 casos de infeção (+2%).