A Câmara Municipal de Lisboa (CML) lançou esta sexta-feira a Lisboa.24, uma aplicação para telemóveis com sistema operativo iOS e Android que disponibiliza atualizações em tempo real sobre a cidade.

A aplicação tem um diretório com várias secções informativas para os utilizadores.

Ao instalar esta app, o utilizador pode aceder a informações sobre condicionamentos no trânsito, ocupação dos parques de estacionamento, ou bicicletas disponíveis no pontos da Gira. Além disso, a Câmara de Lisboa disponibiliza também nesta app atualizações sobre a proteção civil e contactos úteis em caso de necessidade.

A autarquia dispõe já de uma aplicação que permite ao munícipe identificar e reportar situações e ocorrências na cidade, mas a Lisboa.24 constitui um salto qualitativo na informação direta e atual em questões de emergência e situações com mais impacto no quotidiano das pessoas”, diz a CML.

Durante esta fase da pandemia, na Lisboa.24 também é possível ver quais os bancos, lojas e outros estabelecimentos que estão abertos e perto do utilizador. O “objetivo é divulgar informação sobre os estabelecimentos abertos na cidade durante este período, horários de funcionamento e serviços adicionais”, diz a Câmara em comunicado enviado às redações.

Pode ser feito o registo na app através do Facebook e do Google.

Para utilizar a app basta instalá-la num smartphone, não sendo preciso um registo prévio. Contudo, é possível fazer login através de uma conta da rede social Facebook ou do Google para “uma utilização mais personalizada, de acordo com o perfil definido por cada utilizador”, diz a Câmara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR