Chama-se “Around Me” [“à minha volta”, em português] e é uma plataforma online para computadores e telemóveis que quer ajudar a relançar negócios locais que estiveram fechados durante o estado de emergência. O site já está disponível e os utilizadores podem ajudar a adicionar locais.

O Around Me surge como um desejo da equipa ForTrevo de apoiar o comércio local que, tantas vezes esquecido, em tempos de pandemia, surpreendeu e serviu da melhor forma a sua comunidade local”, diz Olga Duarte, presidente executiva da For Trevo.

Este projeto foi criado pela empresa de software ForTrevo em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e em colaboração com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a União de Associações do Comércio e Serviços. A solução tecnológica utilizou a tecnologia da portuguesa OutSystema no âmbito do projeto “COVID-19 Community Response Program”, que quer criar até 20 aplicações para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Perante esta nova realidade, há uma necessidade crescente de nos adaptarmos. O COVID- 19 Community Response Program da OutSystems pretende ajudar de forma real e concreta nessa adaptação. A nossa comunidade tem se voluntariado para apoiar de todas as maneiras e a equipa da ForTrevo não foi diferente”, conta Gonçalo Gaiolas, vice-presidente de produto da OutSystems.

A plataforma utiliza a tecnologia de geolocalização para o utilizador saber que negócios já estão aberto. Em cada loja, à semelhança de serviços como o Google Maps, é ainda possível ver o horário de funcionamento, assim como contactar o estabelecimento.