Milhares de pessoas saíram este sábado à rua em cidades alemãs para protestar contra as restrições provocadas pelo surto da Covid-19. Segundo o jornal espanhol El País, em cidades como Munique, Estugarda, Berlim e Frankfurt, está a haver concentração de pessoas que se manifestam, não obstante a polícia esteja sistematicamente nos altifalantes a pedir que se mantenha a distância de segurança.

Em Berlim, segundo relata aquele jornal, através de correspondentes, os manifestantes começaram a concentrar-se em frente ao teatro Volkbuhne pelas 15 horas, tendo havido também protestos noutros pontos da capital alemã. Os protestos têm a ver com as medidas de restrição que estão a ser impostas pelo Governo e que, no entender dos manifestantes, limitam direitos consagrados na Constituição.

Aquele jornal refere ainda que os protestos são marginais, sendo que a maioria da população concorda e apoia as medidas de restrição sanitárias impostas. A maioria dos manifestantes, de acordo com os relatos feitos na imprensa, são militantes da extrema direita e da extrema esquerda.

Acontece que na Alemanha, ao contrário do que aconteceu em Portugal e noutros países da Europa, não foi decretado estado de emergência, nem confinamento obrigatório, tendo-se restringindo apenas a 2 pessoas o número de pessoas que podem estar juntas na rua (salvo famílias maiores).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Estugarda, também centenas de pessoas se reuniram debaixo do lema “Pensamento lateral” para protestar contra as medidas de restrição impostas pelo Governo de Angela Merkel devido à pandemia, uma vez que afirmam que qualquer restrição é um atentado aos direitos fundamentais protegidos pela lei fundamental do Estado. Em Munique e em Frankfurt também houve concentrações. Veja as imagens na fotogaleria, em cima.

A Alemanha tem neste momento um total de 168.551 pessoas infetadas, tendo registado 1.251 novos casos nas últimas 24 horas. Em relação a vítimas mortais, morreram naquele país 7.369 pessoas devido à Covid-19, mais 103 do que ontem.