Um padre de Ourém está a celebrar missas comunitárias, com a presença de fiéis na igreja, apesar de as celebrações estarem suspensas até ao final do mês. A história foi avançada pelo Notícias de Leiria e, à Rádio Observador, o padre João Pina Pedro, da localidade de Urqueira, confirmou que tem celebrado missas com fiéis, sem o uso obrigatório de máscara e com comunhão.

Em declarações à Rádio Observador, o sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima explicou que esteve “cerca de um mês a celebrar missas sozinho, sem ninguém” mas decidiu questionar o vigário da Diocese quando viu “nas redes sociais, vários padres que estavam acompanhados por acólitos, cantores e organistas”. “O vigário disse-me que podia [celebrar] desde que não superasse as 10 pessoas e tomasse as medidas de precaução necessárias”, disse o pároco de Urqueira, que confirma que está a dar a comunhão durante as missas mas “de acordo com as normas que a Diocese já tinha enviado antes do estado de emergência”, ou seja, com a colocação da hóstia exclusivamente na mão dos fiéis e não diretamente na boca. Quanto à utilização de máscara, o padre João Pina Pedro garante que os fiéis usam, embora reconheça que alguns poderão não a ter utilizado “uma vez ou outra”. Já o próprio sacerdote, “por enquanto”, não usa máscara.

Máscara obrigatória, menos fiéis e regras afixadas à entrada. Os detalhes do regresso das missas a partir de 30 de maio

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.