Muitos portugueses tiveram de se adaptar a novas formas de realizar desporto e exercício físico durante a pandemia da Covid-19. Com ginásios fechados, com a proibição de ir para o mar muitos atletas viram-se obrigados a não treinar ou treinar na própria casa mas com bastantes limitações.

Os ginásios continuam encerrados mas com o levantamento do estado de emergência foi novamente autorizada a realização de desportos náuticos como o surf. Nesta primeira semana de estado de calamidade em Portugal muitos foram aqueles que recorreram à prática ao ar livre para continuarem a manter a forma. No máximo com um parceiro de treino e com as devidas distâncias físicas necessárias e obrigatórias. As manhãs, bem cedo, e o fins de tarde continuam a ser as alturas do dia que muitos aproveitam para treinar.

Muitos surfistas aproveitaram para, finalmente, voltar ao mar. Uns apenas por pura diversão e outros a retomarem os treinos como foi o caso de Kanoa Igarashi que compete no Circuito Mundial de Surf e de Tomás Fernandes que compete no campeonato nacional de surf. Tanto Kanoa como Tomás estiveram parados durante todo o período de confinamento e voltaram no início desta semana aos treinos.

Kanoa ainda não sabe quando voltará a competir no World Surf League (WCT) mas Tomás Fernandes ainda irá voltar as competições no ano de 2020. Ambos os surfistas disseram ao Observador que apesar de ter sido difícil estar sem entrar no mar cerca de dois meses, compreenderam bem a situação e que encontraram outras formas de se ocupar durante este período.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já ao fim da tarde no Monsanto, várias eram as pessoas que faziam a sua corrida ou trabalhavam em aparelhos trazidos de casa. João Araújo e João Ferreira são amigos de longa data e costumam treinar a maior parte das vezes juntos. Com mestrado em Treino Desportivo é João Araújo que orienta todos os treinos.

A prática de exercício físico ao ar livre teve mais adeptos nesta fase de pandemia com os ginásios encerrados sendo que a corrida é dos desportos mais praticados naquela zona de Lisboa mas dando também lugar a treinos de força e mobilidade.

Veja a fotogaleria acima.