Diz-se que quem conta um conto acrescenta um ponto — e foi isso que fez este início de semana, com o apoio do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, um deputado do estado do Ceará, André Fernandes, na sua rede social Instagram.

A história conta-se rapidamente: nesta segunda-feira, o deputado do Ceará, que começou pelo Partido Social Liberal (PSL) mas que já anunciou pretender juntar-se à Aliança pelo Brasil, organização política que Bolsonaro fundou e que quer tornar partido, partilhou uma imagem na rede social Instagram em que desdramatizava a Covid-19.

A imagem indicava que naquele estado tinham morrido mais pessoas por doenças respiratórias entre 16 de março e 10 de maio de 2019 do que no mesmo período deste ano: 6.296 óbitos em 2020, com a Covid-19, e 6.377 em 2019, sem Covid-19. “Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?”, via-se ainda na imagem. O deputado do Ceará André Fernandes partilhou-a, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro viu e partilhou-a ele também na função “stories” da rede social Instagram.

Os dados afinal eram falsos: a Agência Lupa, projeto brasileiro especializado em fact-checking, foi verificar a veracidade dos números e confirmou que o número de mortes por doença respiratória no Ceará, naquele período, foi maior em 2020 (3.217) do que em 2019 (2.808). Quem consultar por exemplo os dados agregados do “Portal da Transparência do Registro Civil”, entidade oficial brasileira, facilmente o constatará também.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da Agência Lupa ter feito uma verificação da veracidade dos dados apresentados na imagem e concluir que esta contém informação falsa, a rede social Instagram decidiu apresentar a “story” de Bolsonaro, que replicava a imagem difundida por André Fernandes, do seguinte modo, para quem navegar no Instagram no computador:

Quando se clicava em “ver porquê” — para perceber porque foi considerada uma publicação falsa –, o Instagram alertava: “Os verificadores de factos independentes dizem que isto é falso. As declarações principais presentes nestas informações têm factos incorretos”. E citava a conclusão do trabalho da Agência Lupa, devidamente sustentado em dados oficiais: “É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”.

Entretanto, porém, a dupla voltou à carga. Já nesta terça-feira o deputado do Ceará voltou a insistir na desdramatização da pandemia do novo coronavírus naquele estado, mas reformulou a mensagem. Desta vez, já não partilhou a informação de que no ano anterior houve mais mortes por doenças respiratórias — uma informação factualmente falsa — mas reformulou a tese, alertando agora para o número superior de óbitos por doenças (não apenas respiratórias) naquela região em 2019. “Não é Fake News”, insistiu. E Bolsonaro apoiou, partilhando a nova tese:

A nova “story” publicada por Jair Bolsonaro, já esta terça-feira, voltando a dar voz ao deputado do Ceará André Fernandes, de quem é próximo (@ Instagram)