Já foram nomeados 1.054 funcionários para os gabinetes do governo, o que totaliza uma despesa de 2,8 milhões de euros por mês em salários brutos distribuídos por 19 ministérios, escreve esta terça-feira o Jornal de Notícias. Tal representa um total superior a 39,9 milhões de euros por ano, mais 11 milhões quando comparado com os dados de 2015, período referente ao primeiro Executivo de António Costa.

Considerando o gabinete do primeiro-ministro e as suas secretarias de Estado, em causa pode estar um valor total de 42,8 milhões de euros por ano. De referir que este é o maior Governo de sempre, composto por 20 ministérios e 50 secretarias de Estado.

Dos mais de mil funcionários nomeados, a grande parte ocupa cargos no Ministério das Finanças (94), Ambiente (85) e Economia (79), sendo que é nos ministérios do Planeamento, Mar e Coesão Territorial que se encontram menos pessoas nomeadas — 22, 27 e 32, respetivamente.

É, no entanto, no Ministério das Finanças que se assiste à maior despesa em termos de salários, com gastos de 268 mil euros por mês. Segue-se Ambiente e Educação, com 238 mil e 207 mil euros ao mês, sendo que os ministérios com menos gastos são outra vez o do Planeamento (58 mil/mês) e do Mar (89 mil/mês).

O Jornal de Notícias salienta ainda que em vários gabinetes apenas é pago uma parte dos salários, cabendo ao anterior empregador dos funcionários suportar os restantes custos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR