O PCP pediu esta quarta-feira ao Governo que tome medidas para compensar as perdas de produção de cereja em Lamego e Resende, que serão entre 60 e 70%, em consequência das “condições climatéricas extremas” sentidas desde final de março.

Numa pergunta endereçada à ministra da Agricultura, o grupo parlamentar do PCP refere que os produtores de cereja destes dois concelhos do norte do distrito de Viseu manifestaram a sua “profunda preocupação” com a situação.

Segundo o PCP, “a produção de cereja nos concelhos de Lamego e Resende supera as dez mil toneladas”. No entanto, devido ao gelo, à chuva, ao granizo e a temperaturas muito baixas, “poderá não chegar às quatro mil toneladas” este ano.

A quebra de produção causa prejuízos muito elevados e perda de rendimentos graves aos produtores de cereja destes concelhos. Para muitos, a venda da cereja constitui o seu principal rendimento e base de subsistência económica”, alerta o grupo parlamentar.

Este problema vem juntar-se “às dificuldades existentes devido à pandemia da Covid-19”, pelo que o PCP pede ao Governo que apoie os produtores, “de forma a salvaguardar o seu rendimento, bem como a capacidade produtiva”.

“Deixar a solução nas mãos dos seguros é condenar os produtores, essencialmente micro e pequenos, à ruína. A maioria dos agricultores não dispõem das condições que são exigidas para fazerem o seguro, ficando numa situação de enorme fragilidade”, sublinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR