786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Num concerto drive-in, os carros são camarotes (mais ou menos) e as buzinas são palmas

Este artigo tem mais de 3 anos

A cantora Maria João deu o primeiro dos concertos neste formato que o espaço cultural do Beato decidiu inaugurar. Uma noite com algo de religioso, que teve direito a pregação e a parabéns no fim.

A iniciativa da Fábrica de Braço de Prata é "para continuar", dizem os responsáveis do espaço
i

A iniciativa da Fábrica de Braço de Prata é "para continuar", dizem os responsáveis do espaço

A iniciativa da Fábrica de Braço de Prata é "para continuar", dizem os responsáveis do espaço

“Você vê bem daqui?” é uma pergunta algo estranha durante um concerto. Porque o habitual é o salve-se quem puder, a não ser que o lugar seja marcado. Mas os tempos são novos, o mundo andou dois meses fechado e agora resolveu desconfinar. Retomam-se hábitos, agora diferentes, mas devagarinho. É por isso que esta pergunta, feita por um homem de viseira que estava a controlar as entradas dos veículos, dentro do parque de estacionamento da Fábrica Braço Prata, em Lisboa, soa a algo novo. São 21h00, a chuva deu tréguas, e este espaço cultural, parado há dois meses, resolveu reinventar-se com concertos drive-in, onde a atuação do artista no interior do edifício é projetada no muro no exterior, em simultâneo com a transmissão streaming nas redes sociais. Maria João, ao lado do pianista João Farinha, com o projeto Ogre, foram os primeiros a dar música à distância, a partir da sala Nietzsche. Um concerto por dia é o que se pretende.

Os automóveis são arrumados em três filas, a cada um é atribuído um número, mas já lá vamos. Do 1 ao 14 para a frente, do 15 ao 28 para trás. Assim terá que ser, mesmo que o frio convide a maior proximidade. Há quem prefira estar cá fora, de máscara, a trocar dois dedos de conversa, esse ato que soa quase a privilégio. Alguns trabalhadores — de uma equipa de 26 pessoas — desdobram-se em corridas entre o parque de estacionamento e o próprio edifício da Fábrica, onde ninguém entra sem ser o pessoal da casa. Falta pouco tempo para Maria João aparecer — é importante repetir o verbo — projetada, mas o desconfinamento ao ar livre traz outra novidade: o ir jantar fora.

Neste caso, jantar fora é dentro do carro, onde os estofos almofadados fazem de cadeira e o tablier de mesa. Para comer é preciso enviar mensagem para um número específico de Whatsapp. Do outro lado está alguém da Fábrica, que envia o menu. “Boa noite, bem vindo, pode efetuar o seu pedido, não se esqueça de referir o número do estacionamento”, lê-se na mensagem. Cá está, os números — é o zero. Pão de alho com queijo e manteiga e uma garrafa de água. Está escolhido. Uns metros ao lado, o senhor da viseira outra vez, que acaba de arrancar um grande ramo da árvore. “Pronto, mais um lugar à maneira”, diz. Se a plantou, só lhe falta escrever um livro (e ter um filho, se ainda não o teve).

Nos próximos tempos, a Fábrica vai abrir, com as devidas medidas de segurança, uma espécie de tenda, que dará para 40 pessoas, com uma distância de 4 metros entre mesas. Mas isso é no futuro próximo. Antes de fechar atividade, há dois meses, naquele parque estavam cerca de vinte caravanas, com pessoas de doze nacionalidades diferentes, que pagavam uma quantia simbólica e que poderiam usar alguns serviços, como casa de banho e restaurante. Fechou-se o país, acabaram-se as caravanas, tudo para casa, mesmo que a casa fosse aquela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lá fora, os carros estacionados em frente ao muro com a projeção do concerto; no interior da Fábrica, Maria João atua perante as câmaras (Fotos: Fábrica do Braço de Prata)

O diretor da Fábrica, Nuno Nabais, sentado, sem máscara, na tal tenda, está com um ar cansado. Mas, sobretudo, com cara de quem está desagradado com todo o modelo de confinamento “absurdo”. Olha, portanto, com mais preocupação para o seu próprio plano de confinamento que quer desenhar, uma espécie de “modelo de comunidade para combater a 2ª vaga da pandemia”, conta ao Observador. É todo um assunto que daria para uma longa noite de conversa, acompanhada por uma garrafa de vinho. Mas ainda não estamos aí, e Maria João está prestes a “subir” ao palco.

“Eu tenho desinfetador”, sossega um rapaz para uma amiga, de volta ao recinto improvisado. O álcool gel tomou o lugar do isqueiro. E se achávamos que Nuno Nabais tinha dito tudo na tenda, não. A primeira pessoa a aparecer projetada foi ele, sentado na sala Nietzsche, à hora a que era suposto começar o concerto agendado. Se de manhã o cardeal António Marto deu uma homilia em Fátima, Nuno Nabais deu uma missa no Beato. Missa não, “stand-up philosophy”, como se lia na página oficial deste espaço cultural. Foram ainda uns minutos valentes onde houve tempo para se falar de novas religiões, dos modelos de combate à pandemia dos diferentes líderes mundiais e do seu tal plano comunitário para a Fábrica. Não houve oração, nem risos, mas sim pregação. “Esta é outra forma de aparição. Não temos pastorinhos, mas temos condutores”. Punchline, sem espinhas. Poucas palmas, merecia mais pelo esforço. Entranha-se o discurso depois.

É a vez de Maria João. Está comovida, “cheia de nervos”, pronta para esta “aventura”. Do lado do parque ouvem-se as primeiras buzinadelas de alegria. Quem esteve fora do carro, lá permanece. Quem esteve lá dentro, assim fica. Começamos a viagem musical pelo jazz, com um beat electrónico. O som está bom, os motores no modo silêncio, só uns quantos faróis é que vestem a pele daquele tipo alto que não deixa ver nada. Nenhum concerto é perfeito, mesmo via streaming. No Facebook já há quem tenha voltado ao antigamente, num abrir e fechar de olhos. “Olá! Aparece para beber um copo!”, comenta-se. O stand-up passou para os ecrãs mais pequenos. Pena que os lugares estivessem reservados. Gastar dinheiro só se fosse por MBWAY para ajudar os artistas. Aqui a aparição é só mesmo a da Maria. A João, claro.

Não havia quem tivesse esperado um dia inteiro, na fila da frente, a morrer ao sol, pregando às grades, para ver o seu artista preferido. Mas esteve lá uma mulher, a absorver a música de Maria João, dançando sozinha, como se o parque fosse só seu. Não houve grupos de pessoas relativamente ébrias, a passar por entre as multidões, de braço em riste e cerveja ao alto, mas sim um jovem, sem máscara, a entoar “grande show”, antes de voltar para a entrada do parque. Não houve falhas no sistema de som, só mesmo na projeção, por breves minutos, com efeitos imediatos: um ou outro automóvel a regressar para o seu confinamento mais cedo. Não houve chuva torrencial para benzer o ato musical. Houve, mas pouca, e os vidros do carro sempre eram mais seguros do que um guarda-chuva. Não houve bis, mas houve a emoção final, aquela catarse de artista que só se sente quando o concerto termina. “Podem contar connosco, é amor, é para sempre. Puseram essa buzinadela aí toda para não nos deixar sozinhos”. Assim falou (e cantou) Maria João.

Termina a música, mas o público  tem ainda qualquer coisa mais para dizer dentro do parque. Não se ligam os holofotes, só se afinam as vozes. Bate a meia noite, cantam-se os parabéns em dois grupos, numa coreografia em quadrado. Tiram-se fotografias, regista-se o momento e volta tudo para casa. “Nós queríamos duas cervejas, a quem pedimos?”, pergunta um senhor a quem escreve este artigo. Afinal, é mesmo um novo normal. A máscara fez questão de nos relembrar disso.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora