Os media regionais portugueses mediotejo.net e Sul Informação estão entre as 56 publicações que vão receber apoio do Fundo Europeu de Apoio Jornalismo Covid-19, para fazer face a despesas que permitam manter a missão de informar durante a pandemia.

Este apoio, de 10.000 ou 25.000 euros, vai chegar a jornais locais e regionais de 20 países, segundo foi anunciado em comunicado pelo Centro Europeu de Jornalismo (CEJ), que promoveu a iniciativa em parceria com o Facebook Journalism Project (FJP).

O objetivo é dar resposta às dificuldades financeiras mais imediatas das publicações, causadas pela pandemia de Covid-19. O dinheiro servirá para ajudar no pagamento de salários, a freelancers, impressão, rendas e outros gastos essenciais, para que as publicações tenham condições para manter a sua missão de informar a população e combater a desinformação.

O lançamento deste fundo pelo FJP para apoiar media europeus durante a crise foi conhecido no início de abril, tendo a informação então disponibilizada referido que seria o CEJ a dirigi-lo e a orientar o processo de seleção das publicações contempladas.

As duas publicações portuguesas vão receber 25.000 euros cada uma.

O Centro Europeu de Jornalismo indica ainda que nas próximas semanas serão conhecidos os jornalistas freelancer e as organizações noticiosas que também vão receber apoio do fundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR