A história é muito mais emotiva do que longa ou complexa. Começa assim: na zona norte do País de Galas, uma sala de espetáculos com capacidade para 1.500 pessoas tornou-se outra coisa. Sinal dos tempos e de uma pandemia que já infetou mais de quatro milhões e meio de pessoas e matou mais de 300 mil, tornou-se um hospital improvisado. A mudança mereceu homenagem, um grupo de profissionais de saúde decidiu gravar uma versão do tema clássico “Bridge Over Troubled Water” do duo Simon & Garfunkel e Paul Simon reparou.

Na sua conta oficial no Facebook, o músico e cantor norte-americano, de 78 anos, que começou a editar discos na década de 1960, decidiu partilhar a versão do tema, escrevendo:

Aqui está uma performance extraordinária da ‘Bridge Over Trouble Water’ pelos corajosos homens e mulheres do NHS [Serviço Nacional de Saúde britânico], em honra da [sala] Venue Cymru, em Llandudno, que foi transformada num hospital provisório para responder ao coronavírus. Durante este processo, o local mudou de nome para Ysbyty Enfys, que em galês significa Rainbow Hospital [Hospital Cor de Rosa], como símbolo de esperança”, referiu o músico.

Here is an extraordinary performance of ‘Bridge Over Troubled Water’ by the brave men and women from NHS in honor of the Llandudno's Venue Cymru, which has been turned into a temporary coronavirus hospital. During this process, the facility has been renamed to Ysbyty Enfys, which is Welsh for Rainbow Hospital, as a symbol for hope.

Posted by Paul Simon on Tuesday, May 12, 2020

O vídeo, como sublinha a estação norte-americana CNN, começa com um curto momento do apresentador de televisão, músico e pianista Jools Holland e conta com as presenças dos atores galeses Matthew Rhys e Rhys Ifans, que agradecem aos profissionais de saúde pelo seu trabalho. Enquanto se ouve a interpretação vocal do tema por estes cantores e músicos improvisados, é possível ver imagens da construção deste hospital de campanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR