As micro, pequenas e médias empresas vão dispor gratuitamente de ferramentas de gestão empresarial, no âmbito da Plataforma DreAM, desenvolvida pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

Num momento em que vender à distância é crucial para as empresas, o Itecons está prestes a lançar uma ferramenta gratuita para potenciar as vendas online”, anunciou esta sexta-feira o Instituto ligado à Universidade de Coimbra.

Constituído em 2006, o Itecons é uma associação sem fins lucrativos, que funciona como “interface dinâmica do conhecimento entre a comunidade científica e a indústria”, prestando serviços de investigação aplicada, ensaios, consultoria e formação nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade.

Na sua lista de associados constam empresas nacionais de diversas áreas de atividade.

Um dos projetos do Instituto é a Plataforma DreAM, fruto de um projeto cofinanciado pelo FEDER no âmbito do Compete2020, iniciado em março de 2018.

A Plataforma DreAM irá permitir promover a economia digital nas micro, pequenas e médias empresas, em especial aquelas que se dedicam ao fabrico e comércio local de materiais e sistemas construtivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A plataforma permite uma gestão integrada e a desmaterialização de processos, garante o Instituto.

Esta solução permitirá às empresas, de forma gratuita, usufruir de ferramentas de gestão empresarial, bem como criar e gerir um website personalizado integrando uma loja ‘online’.

“Os produtos apresentados na loja online poderão, ainda, ser tornados visíveis num Marketplace global, potenciando competitividade e a visibilidade dos produtos disponibilizados pelas empresas utilizadoras desta solução”, refere o Itecons, numa nota divulgada hoje.

O Instituto convida os empresários interessados a fazer o pré-registo em dream.itecons.uc.pt.