O investimento de publicidade institucional do Estado em março somou 85,6 mil euros, mais 73 mil euros que em fevereiro, de acordo com o relatório divulgado pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

“Os serviços da administração direta do Estado, os institutos públicos e as entidades que integram o setor público empresarial do Estado comunicaram à ERC, em março, a realização de seis campanhas de publicidade institucional do Estado, num total de 85.659,99 euros“, refere o regulador.

De acordo com o relatório sobre Publicidade Institucional do Estado de março, da ERC, aquele montante “inclui os investimentos efetuados em órgãos de comunicação social, bem como os investimentos em outros meios, tais como Outdoors, Multibanco e meios aéreos“.

Dos 85,6 mil euros, adianta o regulador dos media, “37.161,10 euros foram distribuídos por campanhas em órgãos de comunicação social regional ou local”.

O maior investimento destinou-se à televisão, que recebeu 27,9 mil euros, seguida da rádio, com 24,1 mil euros, a impresa, com 21,3 mil euros e, por fim, o digital, com 413 euros.

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“Foram destinados 11.815,00 euros a outros suportes de divulgação que, ainda que não se enquadrem na definição de órgãos de comunicação social, são considerados no valor unitário das campanhas e para efeitos do cálculo da percentagem de 25% de afetação em meios regionais e locais”, refere o regulador.

“Em termos de valores percentuais verifica-se que a televisão, a rádio e a imprensa apresentam níveis aproximados, por sua vez o meio digital registou um valor pouco expressivo”, conclui a ERC.

“Os investimentos em meios regionais e locais atingiram o montante de 37.161,10 euros, que corresponde a um volume percentual de 43,4%“, tendo-se verificado que “o valor investido nestes meios está mais próximo do montante destinado aos meios nacionais”.

No que se refere à distribuição das verbas atribuídas aos meios de comunicação social de âmbito regional/local, foram selecionados os meios rádio e imprensa. À primeira “foi destinado o investimento mais expressivo, cerca de 21 mil euros, seguindo-se a imprensa com pouco mais de 16 mil euros”.

Em fevereiro, o investimento de publicidade institucional do Estado tinha sido de 12,2 mil euros, dos quais nove mil euros para os órgãos de comunicação social regional e local.

“Os investimentos mensais continuam a revelar valores bastante instáveis que se refletem em curvas de variação de certa amplitude. Em fevereiro os valores comunicados tiveram quedas significativas, contudo, no mês de março, voltou a registar-se uma expressiva subida, quer do investimento global, quer do montante destinado aos meios regionais/locais”, analisa a ERC.

O Governo anunciou em abril a compra antecipada de publicidade institucional pelo Estado, no montante de 15 milhões de euros, para apoiar os media no âmbito do impacto pandemia de Covid-19 no setor.