As declarações do responsável máximo pela Volvo Cars durante a conferência digital global do Financial Times deixam claro que Hakan Samuelsson, CEO da marca sueca, acredita que a adopção de veículos eléctricos vai acelerar com a pandemia.

Penso que só se formos naïfs poderemos acreditar que daqui a alguns meses tudo vai regressar ao normal e os clientes vão voltar a entrar nos stands e pedir carros com motores a gasóleo”, declarou.

Samuelsson acredita que “vão procurar cada vez mais motores eléctricos” e que “este é um movimento que vai acelerar”. Mas, no capítulo das surpresas, o CEO tinhas outras reservadas. A começar pelo facto de aconselhar que os incentivos que os Governos possam dar à indústria automóvel, para ajudar na sua recuperação, seja dependente do apoio aos veículos eléctricos e de outras novas tecnologias. Diz o responsável pela Volvo que “subsidiar um regresso ao velho mundo será um desperdício de dinheiro” e que esse investimento fará mais sentido se for “aplicado nas soluções que já estavam a ser apoiadas antes do coronavírus”.

Hakan Samuelsson não pretende apenas que se substituam os carros com motor a combustão por outros eléctricos em igual número, sobretudo nas grandes cidades onde o trânsito é caótico. Defende o responsável pela marca nórdica que “os automóveis privados não são a melhor solução para o futuro”, certamente apostando em soluções como o carsharing ou os serviços de subscrições, como o que a Volvo já começou a oferecer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Primeiro eléctrico da Volvo promete. Conheça os trunfos

O executivo acredita ainda que a forma como se vende e se presta assistência os veículos vai mudar, uma vez que “a pandemia nos mostrou que o e-commerce pode funcionar e isto vai encorajar os clientes a procurar os veículos que querem online, o que vai mudar a forma como os distribuímos e vendemos”.

Não acreditando que os veículos autónomos surjam tão depressa quanto se pensava há uns anos, Samuelsson parece estar mais virado para os eléctricos, agora que a Volvo abriu já em alguns países o período de encomendas online e se prepara em breve para começar a entregar o seu primeiro modelo 100% eléctrico, o XC40 Recharge.