Um total de 1.906 funcionários de creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral testaram negativo para a Covid-19, anunciou esta segunda-feira o Algarve Biomedical Center (ABC), entidade responsável pelo programa de testagem.

As creches começam esta segunda-feira a reabrir de forma progressiva, após dois meses em que estiveram fechadas devido à pandemia de Covid-19, mas com novas regras, como o distanciamento físico entre as crianças, sempre que possível, ou a não partilha de brinquedos.

Em comunicado, o ABC – consórcio formado pela Universidade do Algarve e Centro Hospitalar e Universitário do Algarve –, adianta que, desde 4 de maio, realizou testes em 104 creches do Algarve e 26 do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, encontrando-se, agora, a testar aquelas que reabrem apenas em 1 de junho.

A testagem insere-se no âmbito do programa de testes de diagnóstico ao novo coronavírus em creches, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com laboratórios de instituições científicas e académicas certificadas pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao abrigo do protocolo entre aquele Ministério e o ABC serão testados cerca de 2.000 funcionários de 130 creches algarvias e perto de 900 funcionários de 55 creches do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

Além da reabertura das creches, a segunda fase de desconfinamento prevê também, a partir desta segunda-feira, a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, das aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

Na passada sexta-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou em Albufeira, no Algarve, que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da Covid-19 a funcionários das creches em todo o país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.231 pessoas das 29.209 confirmadas como infetadas, e há 6.430 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.