Quando a apresentação da Tesla Cybertruck correu as bocas do mundo, devido ao falhanço na demonstração dos vidros inquebráveis da pick-up, a BMW aproveitou o embaraço da marca norte-americana de veículos eléctricos para recordar que vende um blindado “a sério”.

BMW mostra carro blindado e goza com Tesla

À primeira vista, o modelo em causa parece um X5 normal, mas na realidade foi alvo de uma série de modificações com vista a poder honrar a denominação X5 Protection VR6, sendo que o “VR6” remete para o nível de blindagem que assegura uma protecção extra dos ocupantes, nas situações mais adversas. Agora, o construtor bávaro volta à carga com um vídeo promocional dos atributos do seu SUV preparado para lidar com as mais diferentes ameaças.

O BMW X5 Protection VR6 lida sem problemas com balas de uma AK-47, a conhecida Kalashnikov, e também consegue resguardar os quatro ocupantes que acomoda a bordo de uma explosão de 15 kg de trinitrotolueno (TNT) a quatro metros de distância. Como se isso não bastasse, o SUV disponibiliza alguns opcionais que lhe permitem resistir ao impacto de uma granada ou a um ataque aéreo por drone, nomeadamente à detonação de 200g de C4.

19 fotos

Sem nunca especificar o peso extra deste X5 apto a enfrentar cenários quase de guerra, a BMW avança que não só a estrutura da carroçaria foi reforçada, como os vidros são à prova de bala. Se bem que, no vídeo, não haja nenhuma imagem do estilhaço pós-impacto do projéctil. Mas fica a garantia que, se necessário for, o X5 pode converter-se numa espécie de caixa-forte ao simples premir de um botão, que tranca o veículo, fecha as janelas e faz disparar um alarme.

Se o objectivo é fugir, o argumento com mais peso a favor do SUV blindado encontra-se sob o capot. O X5 Protection VR6 conta com um V8 de 4,4 litros, a debitar 523 cv de potência e 750 Nm de binário, que lhe permitem ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, para depois atingir a velocidade máxima de 210 km/h.