A companhia aérea britânica EasyJet anunciou esta terça-feira ter sido alvo de um ciberataque “altamente sofisticado” que comprometeu os dados pessoais de cerca de nove milhões de clientes.

Os piratas informáticos tiveram acesso aos endereços de email e aos detalhes de viagem dos passageiros e num número mais restrito de casos, de 2.208 pessoas, aos dados de cartões de crédito, indicou em comunicado a companhia, já bastante fragilizada pela pandemia de Covid-19.

A EasyJet precisou que os clientes afetados serão contactados nos próximos dias, até 26 de maio, no limite. A companhia já entrou em contacto com os que tiveram os dados dos cartões de crédito comprometidos.

A EasyJet apresentou desculpas às pessoas afetadas e disse não ter indícios que levem a crer que os dados foram utilizados para fins nocivos, adiantando que se tratou de um ciberataque a partir de uma fonte “altamente sofisticada”, mas pediu aos clientes envolvidos para “estarem muito atentos”.

O grupo alertou de imediato a organização britânica de cibersegurança e o regulador britânico de proteção de dados.

Este incidente ocorreu numa altura em que a companhia se encontra bastante afetada, como todo o setor aéreo, pela pandemia de Covid-19, que levou a uma paragem dos voos.

Na sexta-feira está prevista uma assembleia geral de acionistas para decidir sobre o futuro da equipa dirigente.