Que risco tem a maior probabilidade de se materializar até ao final do próximo ano? E qual é o mais preocupante? Seja qual for a dúvida, a resposta da maioria dos gestores de risco é a mesma — uma recessão global prolongada é não só a maior de todas as ameaças como tem também a maior probabilidade de perturbar o mundo e as empresas nestes tempos de pandemia.

O Fórum Económico Mundial, em parceria com duas multinacionais da área dos seguros (Marsh & McLennan e a Zurich), questionou mais de 300 profissionais de gestão do risco em diferentes setores para perceber expetativas e preocupações. E a resposta não podia ser mais clara no relatório “Perspetivas de risco Covid-19 — Um mapeamento preliminar e suas implicações” — apesar de o risco de outro surto pandémico estar bem presente nas análises, o maior pessimismo centra-se nos perigos económicos.

A maioria (68,6% dos gestores de risco) acredita que haverá uma recessão global prolongada ao longo destes 18 meses e, em simultâneo, entende que este é o risco mais preocupante para o mundo (58,5%) e para a empresa onde trabalha (66,3%).

Falências, desemprego estrutural, restrição de movimentos

A suportar essa possibilidade de recessão prolongada, os gestores de risco acreditam que uma bateria de outras ameaças económicas podem também concretizar-se: um pico de falências em todo o tipo de empresas e uma onda de consolidações (56,8%); setores de atividade em alguns países que não vão recuperar em condições (55,9%); elevados níveis de desemprego estrutural, especialmente entre os jovens (48,7%); maiores restrições de movimentos transfronteiriços de pessoas e bens (48,7%); enfraquecimento das situações orçamentais nas maiores economias (45,8%); disrupção prolongada das cadeias de abastecimento global (42,1%); ou até mesmo o colapso económico de um mercado emergente ou de uma economia em desenvolvimento (38%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre estas oito incertezas consideradas como mais prováveis, apenas uma — a da restrição de movimentos — é rotulada pelo Fórum Económico Mundial como um risco geopolítico, apesar de ter também uma vertente económica.

Banco central dos EUA afasta cenário de Grande depressão mas admite recuperação lenta

Só depois surgem riscos de outra natureza, como ciberataques e fraude de dados motivados por uma sustentada mudança nos padrões de trabalho (37,8%) e, a fechar o top 10, a ameaça de outro surto pandémico nos próximos tempos (30,8%). É preciso recuar outros nove degraus para encontrarmos nesta lista uma incerteza ambiental — apenas 18,2% das respostas consideraram o risco de não se investir o suficiente para fazer face às alterações climáticas.

Entre as 31 perguntas feitas pelo Fórum Económico Mundial, estão ainda a possibilidade de aumento do desemprego provocada por automação da força de trabalho (24,8%); a exploração da crise da Covid-19 para ganhos geopolíticos (24,2%) e a eventualidade de governos decidirem manter os poderes de emergência e/ou violarem as liberdades civis (23,3%).

A ameaça que menos consenso reúne tem que ver com guerra. Apenas 2,3% dos gestores de risco entende que o agravamento de conflitos armados de longo prazo está entre as mais prováveis consequências da pandemia — embora não haja nenhuma pergunta sobre o início de novos conflitos.

É também amplamente desvalorizado o aumento do sentimento anti-empresarial (apenas 3,2% dos profissionais de gestão de risco entendem ser uma das mais prováveis ameaças); a possibilidade de um menor esforço global de descarbonização (4,6%); o colapso de infraestruturas de tecnologia de informação (6,9%); e a incapacidade de apoiar e investir em organizações multilaterais para responder à crise global (7,8%).

500 mil milhões a “fundo perdido”. Alemanha e França chegam a acordo para fundo de recuperação

O facto de um risco ser mais provável nada revela sobre a sua importância para o mundo, mas, tal como na listagem anterior, as respostas de gestores de risco sobre o que entendem ser as grandes preocupações é dominada por questões económicas.

A recessão prolongada está no topo das ameaças mais importantes (58,5%), seguido pelo desemprego estrutural (43,8%) e há ainda outras cinco incertezas económicas no top 10. No entanto, a possibilidade de um novo surto pandémico ganha relevo, ocupando a terceira posição (40,1%).

No capítulo da importância para as empresas, repete-se a preocupação com a queda do PIB mundial (66,3%) e as falências (52,7%), mas ganham importância os ciberataques e as fraudes de dados num novo contexto de organização do trabalho (50,1%).

Uma retoma com mais equidade e sustentabilidade

Apesar de todos estes riscos e preocupações, o Fórum Económico Mundial entende que esta pode ser “uma oportunidade para forçar uma maior equidade social e sustentabilidade na retoma, acelerando, em vez de atrasar, o progresso com vista aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 e libertando uma nova era de prosperidade”.

Em termos sócio-económicos, o Fórum Económico Mundial vê uma “revalorização de quem desempenha funções de ‘trabalho essencial’ e um novo entendimento dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, proteção social e outras redes de segurança”.

Apesar das perspetivas económicas “sombrias”, sublinhadas no relatório, os responsáveis do Fórum também acreditam que “a solidariedade criada pela pandemia de Covid-19 oferece a possibilidade de investir na construção de sociedades mais coesas, mais inclusivas e iguais”.

Economia nacional cai 6,8% este ano mas recupera 5,8% em 2021, prevê Comissão Europeia

Na agenda ambiental, o relatório realça a importância de implementar programas de estímulo ambiental porque têm “o potencial para mudar radicalmente a forma como as economias e as indústrias operam, especialmente quando as mudanças de comportamento social impulsionam um consumo e hábitos de mobilidade mais sustentáveis”.

Para as empresas, o Fórum diz haver potencial para “uma nova era de inovação, crescimento e governança tecnológica ao serviço das metas sociais e ambientais”.

No entanto, avisa igualmente que, para alcançar todos esses resultados positivos, os riscos imediatos e de longo-prazo têm de ser bem geridos.