O valor médio gasto por cada compra na rede Multibanco caiu 1% para 38,6 euros na semana de 11 a 17 de maio e nas compras online também baixou, segundo dados esta terça-feira divulgados pela SIBS.

Analisando o valor gasto por cada compra na Rede Multibanco, a média caiu ligeiramente (-1%) de 39 euros para 38,6 euros, e nas compras online o valor médio para os 39,1 euros, face aos 39,9 euros da semana anterior, refere a empresa responsável pela gestão da rede Multibanco em comunicado.

Contudo, acrescenta, “em ambos os casos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 4,3% superior”.

Segundo a empresa, “na semana de 11 a 17 de maio, em pleno estado de calamidade, os hábitos de consumo dos portugueses mantiveram-se praticamente inalterados face à semana anterior, com o número médio de compras físicas a ficar apenas um ponto base abaixo da semana anterior, depois de ter registado o maior aumento desde o início da pandemia e de estar quatro semanas consecutivas em tendência de crescimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No período em análise, as compras através do MB Way, serviço na rede Multibanco, “voltaram a atingir novos recordes: o número médio de transações realizadas em lojas físicas chegou aos 45 pontos base acima da média antes do registo do primeiro caso de Covid-19 em Portugal — e mais 13 pontos do que na semana anterior”.

Nas compras online, a utilização do MB Way “ficou em linha com a semana anterior, 16 pontos base acima do período antes da pandemia”, segundo a SIBS.

A SIBS é a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e Multibanco nos seus múltiplos canais— desde os caixas automáticos e terminais de pagamento automático, aos meios online ou telemóveis.

Para contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral, a empresa tem vindo a divulgar um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.

Portugal contabiliza 1.247 mortos associados à Covid-19 em 29.432 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.