De máscara na cara e roupa descontraída, a mais recente ida de Marcelo Rebelo de Sousa ao supermercado ganhou destaque na imprensa espanhola depois de se tornar viral nas redes sociais. No Brasil, o momento também mereceu a atenção dos jornais.

A imagem terá sido captada no último fim de semana. Vestido com um pullover, calções de banho azuis e ténis, o chefe de Estado aguardava pela sua vez na fila de um hipermercado, em Cascais, como qualquer outra pessoa. Como se pode também verificar pela fotografia, os presentes não mostram qualquer surpresa por terem o Presidente diante deles. Em Espanha, no entanto, as reações foram completamente diferentes.

“Ele é tão próximo, simples e educado que parece um político de outro planeta” e “quando os políticos são pessoas e não personagens” foram alguns dos comentários de utilizadores que inundaram a rede social Twitter, onde a imagem de Marcelo na fila de pagamento, com a devida distância social e a agarrar num carrinho de compras nas mãos já foi partilhada e comentada milhares de vezes.

O acontecimento mereceu até um artigo intitulado “A foto do Presidente português no supermercado que surpreende mais o mundo que Portugal” no jornal espanhol El País, que escreve que “não há ninguém mais popular em Portugal que o seu Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o professor”.

O jornal vai ainda mais longe e revela aquilo que diz ser a “fórmula” secreta para o sucesso do Presidente português: “Agir como é: um político que dá abraços, conversa com todos e está ao lado do povo. A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era frequentemente conduzido pelo seu filho”, lembrando ainda que o político prefere continuar a viver na sua casa.

Além do El País, o ABC também destacou o momento, num artigo intitulado “Presidente de Portugal supreende ao esperar numa fila de supermercado enquanto usa uns calções“, onde refere que a imagem se tornou viral no seu país.

No Brasil, a fotografia também foi mencionada pela comunicação social, tendo o G1 escrito o artigo “Presidente de Portugal é visto de máscara durante compras no mercado” e o jornal Extra o artigo “Presidente de Portugal é flagrado de short e máscara na fila do supermercado e foto viraliza”.