A taxa de letalidade por Covid-19 nos lares de idosos das misericórdias mantém-se nos 0,4%, com 128 óbitos registados, tendo já mais de 40 mil utentes e profissionais das misericórdias sido testados, segundo o último balanço divulgado.

“De acordo com os novos dados recolhidos pela União das Misericórdias Portuguesas (UMP), desde o início da pandemia e até 17 de maio, foram realizados 39.993 testes a utentes e colaboradores das Misericórdias de despiste à Covid-19, sendo que mais de seis mil testes ocorreram a semana passada”, lê-se no comunicado esta quarta-feira divulgado pela UMP.

Os dados apontam para a manutenção da taxa de letalidade em 0,4% num universo de cerca de 35 mil utentes, tendo sido registadas cinco mortes na semana passada, “com idades acima dos 70 anos”, o que eleva o total de óbitos para 128 desde o início da pandemia, 95 dos quais em hospitais e 32 em unidades da UMP.

O balanço mais atualizado aponta ainda a recuperação de quase 300 pessoas na última semana, entre utentes e profissionais, havendo agora um total de 724 pessoas recuperadas da Covid-19, das quais 416 são utentes e 308 colaboradores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em articulação com os secretários de Estado das cinco regiões do país, as Misericórdias Portuguesas vão continuar a testar os seus utentes e colaboradores das Santas Casas para combater a propagação da Covid-19, para assegurar uma maior segurança para todos, especialmente na fase atual de desconfinamento que o país vive e que contempla, desde ontem, a visita a lares”, refere ainda o comunicado.

Portugal contabiliza 1.263 mortos associados à Covid-19 em 29.660 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à Covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.