O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, afirmou esta quinta-feira que devem ser necessários novos fundos, dentro de algumas semanas, para apoiar a economia a ultrapassar a crise causada pela pandemia de Covid-19.

“Há uma forte probabilidade de que seja necessário um novo projeto de lei”, afirmou Mnuchin, em declarações numa videoconferência, depois de já ter sido aprovado um pacote de perto de 3 biliões de dólares para apoiar a economia, um montante desbloqueado há algumas semanas pela administração norte-americana e pelo Congresso.

Na terça-feira, Mnuchin tinha afirmado numa audição no Senado que a paragem da economia norte-americana devido à pandemia de Covid-19 apresenta um “risco de danos duradouros”.

A reabertura da economia deve, no entanto, ser feita de “uma forma equilibrada e sem perigo” face à Covid-19, acrescentou, quando o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressiona as empresas para relançar a máquina económica e os peritos advertem para o risco de uma reabertura prematura, que pode levar a uma segunda vaga de propagação da pandemia.

Os Estados Unidos são o país com mais casos de Covid-19 (mais de 1,5 milhões) e com mais mortes associadas à doença (93.439).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR