Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog, referente às notícias da Covid-19 de 25 de maio de 2020, fica agora por aqui. Para acompanhar as notícias mais recentes, por favor consulte o nosso novo liveblog aqui:

    Covid-19 perto das 350 mil vítimas mortais em todo o mundo, das quais quase 100 mil são nos EUA

    Obrigado!

  • "Um dia de esperança". Irlanda sem novas mortes registadas pela primeira vez desde início do surto

    A Irlanda reportou hoje que, pela primeira vez desde o início do surto da Covid-19, não registou nenhuma morte. “Este é um dia de esperança. Vamos prevalecer”, escreveu o líder do governo irlandês Leo Varadkar no Twitter.

    O departamento de Saúde irlandês registou hoje 59 casos novos de infeção pelo novo coronavírus, o que faz com que o total de casos ascenda a 24.698 e o total de mortes se fixe nos 1.606. Pela primeira vez desde 21 de março, não houve qualquer registo de mortes na Irlanda devido a esta doença.

  • Brasil com mais 11.687 novos casos de Covid-19 e mais 807 mortes

    O número de casos novos de infeção por Covid-19 no Brasil não para de aumentar. Pelo quinto dia consecutivo, o aumento superou a meta dos 10 mil, registando-se hoje mais 11.687 novos casos em relação a domingo (no domingo, o aumento em relação à véspera tinha sido de mais de 16 mil). No total, o Brasil tem 374.898 casos de Covid-19.

    Em termos de vítimas mortais, registaram-se mais 807 mortes nas últimas 24 horas, o que faz com que o número total ascenda já a 23.473 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde brasileiro. Há ainda 3.742 óbitos em investigação.

    A taxa de letalidade, isto é, a relação entre os casos confirmados e o número de mortes, segundo a imprensa brasileira, está em 6,3%.

  • Igrejas vão reabrir na cidade do Rio de Janeiro

    A cidade brasileira do Rio de Janeiro permite a partir desta segunda-feira a reabertura de templos religiosos, num estado que é o segundo do país com o maior número de mortes e casos de Covid-19.

    Igrejas vão reabrir na cidade do Rio de Janeiro

  • Marcelo promulga diploma da AR sobre reinício da atividade dos tribunais

    O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o diploma da Assembleia da República sobre o reinício da atividade dos tribunais, o qual determina que a regra passa a ser a realização de diligências presenciais, como julgamentos e inquirição de testemunhas.

    Marcelo promulga diploma da AR sobre reinício da atividade dos tribunais

  • Países Baixos confirmam 19 casos de crianças com síndrome inflamatória associada à doença

    Pelo menos 19 crianças nos Países Baixos foram afetadas por uma síndrome inflamatória multissistémica associada à doença Covid-19, incluindo 10 que apresentaram ter anticorpos no sangue contra o novo coronavírus, indicou esta segunda-feira a Associação de Pediatria holandesa (NVK).

    Países Baixos confirmam 19 casos de crianças com síndrome inflamatória associada à doença

  • Roma vai multar pessoas que atirem máscaras ou luvas para o chão

    Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública. Em várias ruas da cidade é possível encontrar descartados estes equipamentos de proteção.

    Roma vai multar pessoas que atirem máscaras ou luvas para o chão

  • Requerentes de asilo ficam na Mesquita de Lisboa até testarem negativo

    O grupo de requerentes de asilo em Portugal infetado com o novo coronavírus que está na Mesquita de Lisboa vai permanecer naquele local até testar negativo, disse esta segunda-feira à agência Lusa o delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

    Requerentes de asilo ficam na Mesquita de Lisboa até testarem negativo

  • Estádios do Rio Ave e do Desportivo das Aves aprovados pela DGS para a retoma da I Liga

    São já 14 os estádios de futebol aprovados pelas autoridades de saúde para receber jogos de futebol da I Liga. Os recintos do Rio Ave e do Desportivo das Aves receberam hoje parecer favorável da Administração Regional de Saúde do Norte para acolher partidas na retoma do campeonato.

    Juntam-se assim a uma lista que já incluía: a Cidade do Futebol (da Federação Portuguesa de Futebol), o Estádio do Bessa (Boavista FC), o Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira), Estádio Cidade de Barcelos (Gil Vicente), Estádio D. Afonso Henriques (Vitória de Guimarães), Estádio do Dragão (FC Porto), Estádio João Cardoso (Tondela), Estádio José Alvalade (Sporting), Estádio do Marítimo (Marítimo), Estádio Municipal de Braga (Sporting de Braga), Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Benfica) e o Portimão Estádio (Portimonense).

    O estádio do Desportivo das Aves já tinha sido anunciado, na sexta-feira, como um dos recintos aprovados, mas hoje ficou a conhecer uma ressalva: neste estádio, por indicação da DGS, fica impedida a utilização do sistema de ar condicionado na zona técnica. De todos os clubes que pediram à DGS para certificar os seus estádios, apenas falta o “ok” ao Vitória de Setúbal, que joga no Estádio do Bonfim. Famalicão, Santa Clara, Belenenses SAD e Moreirense vão jogar noutros estádios.

  • Coronavírus já matou 344.107 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo

    A pandemia do novo coronavírus já matou 344.107 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

    Vírus já matou 344.107 pessoas e infetou mais de 5,4 milhões no mundo

    Segundo os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19h TMG (20h de Lisboa), 5.453.650 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na província chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 2.133.900 são considerados curados.

    Contudo, a AFP avisa que o número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, e outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento, e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento. Desde a contagem realizada no domingo, 2.818 novas mortes e 94.365 novos casos ocorreram em todo o mundo.

  • Metade das ajudas de Estado aprovadas por Bruxelas teve como destino a Alemanha

    Quase metade das ajudas estatais autorizadas pela Comissão Europeia ao abrigo das regras temporárias devido à pandemia de Covid-19 foram solicitadas pela Alemanha, enquanto Portugal regista uma quota inferior a 1,5%, num total superior a dois biliões de euros. “Temos, ao todo, 175 medidas [aprovadas] que totalizam cerca 2,13 biliões de euros”, anunciou hoje a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.

    Quase metade das ajudas estatais autorizadas por Bruxelas são da Alemanha

    A responsável pela pasta da Concorrência indicou que, deste ‘bolo’ total, 47% das ajudas estatais foram requeridas pela Alemanha, 18% por Itália, 16% por França e mais de 4% por Espanha. O Reino Unido — parceiro económico da região, embora já não seja Estado-membro — regista uma quota de quase 4%, enquanto a Bélgica e a Polónia se ficam pelos 2,5%. “O resto dos Estados-membros registam quotas de 1,5% ou inferiores”, entre os quais se inclui Portugal.

    Lusa

  • Reino Unido. Estabelecimentos ao ar livre começam a reabrir a 1 de junho

    Boris Johnson deu hoje alguns detalhes sobre o plano de desconfinamento do Reino Unido, anunciando que os mercados ao ar livre e os stands de automóveis ao ar livre, por exemplo, poderiam reabrir já a 1 de junho, desde que com medidas de prevenção adequadas. Isto porque se trata de estabelecimentos amplos e, por isso, com menos risco de propagação do vírus.

    A fase seguinte de reabertura acontece só a 15 de junho, altura em que podem voltar a abrir as lojas e estabelecimentos indoor. Os cabeleireiros, salões de beleza e estabelecimentos semelhantes considerados “não-essenciais” permanecem fechados por se considerar que o contacto interpessoal é maior.

  • Lay-off simplificado até final do ano e para trabalhadores a termo e estagiários, pede o PAN

    O PAN quer regular o recurso ao teletrabalho e defende que o ‘lay-off’ simplificado deve ser prolongado até ao final do ano, abrangendo também trabalhadores em período experimental, a termo e estagiários. Propostas deixadas pelo porta-voz e deputado do PAN André Silva ao primeiro-ministro, António Costa, numa reunião na residência oficial em São Bento, sobre o programa de estabilização económica e social e sobre o Orçamento Suplementar. O executivo, disse André Silva, sinalizou as ideias como “propostas a serem estudadas e discutidas”.

    Em declarações aos jornalistas, no final do encontro, André Silva acrescentou que o PAN propõe também que haja um reforço do Fundo Social Municipal no Orçamento Suplementar a apresentar pelo Governo, para através dos municípios e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) se acorrer às situações de fome e de pobreza resultantes da crise provocada pela pandemia de covid-19.

    Questionado sobre se o Governo recebeu bem as propostas do PAN, André Silva respondeu: “Sabemos que muitas vezes o Governo sinaliza como boas as propostas e depois não as adota. Mas a verdade é que sinalizou como propostas a serem estudadas e a continuarem a ser discutidas e por isso nos solicitou relativamente a estas matérias em concreto que enviemos proposta mais detalhada para eventualmente serem adotadas”.

    “Iremos enviar as nossas propostas até ao final da semana, aguardar a avaliação do Governo e esperar uma eventual reunião próxima, idealmente a ocorrer antes da entrega do Orçamento Suplementar”, adiantou.

    Lusa

  • Mais de 40% das empresas vai suspender ou cancelar investimentos este ano

    Mais de 40% das empresas pretendem suspender ou cancelar totalmente todos os investimentos previstos para este ano e 82% prevê recorrer a instrumentos de capitalização devido à crise causada pela Covid-19, revela um inquérito divulgado esta segunda-feira pela CIP.

    Mais de 40% das empresas vai suspender ou cancelar investimentos este ano

  • Associações pedem ao Estado proteção adicional para doentes crónicos e cuidadores

    A Plataforma Saúde em Diálogo, que representa várias associações de doentes, escreveu à Presidência da República e ao Governo para pedir ajuda para a criação de um regime de proteção adicional para os doentes crónicos, informou nesta segunda-feira a entidade.

    Associações pedem ao Estado proteção adicional para doentes crónicos e cuidadores

  • Centros comerciais e lojistas preparados para reabrir em junho

    Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno a 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia de Covid-19 no setor.

    Centros comerciais e lojistas preparados para reabrir em junho

  • Estudantes que regressaram aos Açores não conseguem chegar a casa

    Vários jovens açorianos que estudam no continente estão sem conseguir chegar à sua ilha de origem, estando retidos em São Miguel, e queixam-se de serem prejudicados pela “desorganização” e “desnorte” das entidades oficiais.

    Estudantes que regressaram aos Açores não conseguem chegar a casa

  • Sindicato dos médicos egípcio alerta para eventual "catástrofe sanitária"

    O sindicato dos médicos egípcios advertiu esta segunda-feira sobre a perspetiva de uma “catástrofe sanitária” ao responsabilizar a “passividade e negligência” do Ministério da Saúde face à propagação do novo coronavírus entre o pessoal hospitalar no Egito.

    Sindicato dos médicos egípcio alerta para eventual “catástrofe sanitária”

  • Morreu cidadão português internado na Guiné-Bissau

    O cidadão português, de 71 anos, infetado com o novo coronavírus que estava internado desde o dia 16 de maio no hospital de Cumura, na Guiné-Bissau, morreu no domingo.

    Morreu cidadão português internado na Guiné-Bissau

  • OMS avisa para risco de "segunda vaga" em zonas onde há declínio de Covid-19

    País onde as infeções por Covid-19 estão numa curva descendente podem vir a enfrentar uma “segunda vaga” caso as medidas de restrição sejam levantadas demasiado cedo, disse esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.

    Citado pela Reuters, Mike Ryan, diretor executivo da OMS, disse esta segunda, em conferência de imprensa online, que o mundo ainda está a meio da primeira vaga do surto de Covid-19. Segundo Ryan, as epidemias costumam surgir em vagas, o que sugere que um surto possa ocorrer mais tarde no ano em zonas onde a primeira vaga já abrandou.

    Este relato parece contradizer o que a própria OMS sugeriu há poucos dias, quando considerou cada vez mais improvável uma segunda grande vaga de Covid-19.

    OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga de Covid-19

1 de 5