As autoridades sanitárias espanholas fizeram uma revisão em baixa do número total de óbitos pela Covid-19 em Espanha: afinal, morreram menos quase 2 mil pessoas do que se pensava. Morreram, no total, 26.834 pessoas, e não 28.752 como anunciado no domingo. O Governo explica que em causa está uma metodologia nova que, ao concentrar-se na verificação individual dos casos, elimina duplicações na contagem. Também o número total de casos Covid positivo foi revisto em baixa: são menos 372 casos do que o reportado no domingo, sendo no total 235.400 pessoas infetadas.

As regiões em que se registam as maiores diferenças são a Catalunha, onde morreram 5.575 pessoas, o que faz com que se registem menos 1.126 mortes do que se tinha apontado ontem; e a Comunidade de Madrid, que regista menos 291 mortes. Em Madrid, morreram 8.686 pessoas devido a esta doença, menos 291 do que tinha sido comunicado ontem. Só as regiões de Rioja, Extremadura, Ceuta e Melilla mantêm os mesmos números do que o anunciado domingo.

Em Castilla-La Mancha, a diferença é de 152 casos (morreram, no total, 2.788 pessoas), e na Comunidade Valenciana morreram menos 62 pessoas do que se pensava (no total, morreram 1.331 pessoas). No País Basco, a diferença é de 70 casos, em Leão e Castela é de 48 casos, na Andaluzia é de 57 casos, nas Astúrias, a diferença é de 20 casos, e nas Baleares é de menos 11 casos do que o reportado ontem.

O total de casos de infeção pelo novo coronavírus é nesta segunda-feira de 235.400, também menos 372 do número que tinha sido avançado na véspera. Além disso, o Ministério da Saúde confirma que houve 50 novas mortes e 132 novos infetados pela Covid-19, não nas últimas 24 horas, mas sim na última semana (nos últimos sete dias). Mais: 256 pessoas foram hospitalizadas nos últimos sete dias, e 11 pessoas internadas nos cuidados intensivos.

De acordo com Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Emergências Sanitárias, do Ministério da Saúde espanhol, trata-se de um “novo sistema de vigilância”, com indicadores “muito mais interessantes para saber como está a evoluir a situação”. “Com este sistema de vigilância, temos informação individualizada de cada caso, de cada comunidade autónoma, e isso permite eliminar alguns dados duplicados, e eliminar dados incorretos que não tinham de estar ali”, disse em conferência de imprensa.

Sobre a diferença muito significativa do número de mortos (quase 2 mil), Fernando Simón disse que se deve a “diversos fatores”. Primeiro, está a haver uma “correção das séries”, estando os serviços a eliminar as duplicações e os casos de falecidos não confirmados como Covid positivo. “Esta redução mostra-nos que o número de pessoas que morreram pela Covid-19 reduziu muitíssimo, e o número de mortes com sintomatologia compatível com Covid-19 também reduziu muito nas últimas semanas”, disse, citado pelo El País.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR