Um homem de 26 anos foi detido esta terça-feira por suspeitas de ser o autor do homicídio do rapper Mota Jr, apurou o Observador junto de fonte ligada ao processo. O alegado homicida tentava entrar em Portugal quando foi intercetado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no controlo de fronteira do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

O suspeito de nacionalidade portuguesa regressava num voo proveniente do Aeroporto de Stansted, em Londres, no Reino Unido, para onde teria fugido após cometer o alegado crime. Acabou por ser detido na fronteira, alvo de um mandado de captura e detenção para efeitos de extradição emitido por Portugal.

O mistério da morte de David Mota Jr, o rapper português que cantava em crioulo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num comunicado emitido entretanto pelo SEF, em causa estão os crimes de roubo, sequestro e provável homicídio. O suspeito foi agora entregue à Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso, adianta a nota. Um comunicado da PJ que o homem de 26 anos é “um dos suspeitos” — isto significada que poderá haver mais do que uma pessoa envolvida no crime.

O homem vai ser presente a um juiz esta quarta-feira para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medida de coação, tida por adequada.

O corpo de David Mota, o verdadeiro nome do artista, foi encontrado por um transeunte no passado dia 18 de maio numa zona de mato, em Sesimbra — dois meses depois de o jovem ter desaparecido. O rapper, de São Marcos (Sintra), foi dado como desaparecido a 15 de março, tendo a família denunciado o caso à polícia no dia seguinte. Em declarações à TVI em abril, a mãe, Filomena Mota, afirmou que recebeu um telefonema de uma vizinha às 2 horas da manhã a perguntar se o filho estava bem — altura em que se apercebeu que ele não estava no seu quarto. A mãe disse também que encontrou o chapéu e os chinelos do filho na entrada do prédio, bem como salpicos de sangue no elevador, suspeitando que Mota Jr. tivesse sido alvo de rapto.