Pelo segundo dia consecutivo, a quase totalidade dos novos casos de Covid-19 registados em Portugal concentraram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, única do país onde a pandemia continua sem estabilizar.

De acordo com o boletim divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, o número de pessoas infetadas em Portugal com o novo coronavírus subiu para 31.292, um aumento de 285 casos face aos valores registados na terça-feira.

Desses 285 novos casos, 277 — 97% — registaram-se em Lisboa, região do país onde a infeção continua a alastrar-se diariamente a um grande ritmo e onde vários surtos em diferentes pontos da região contribuem para este aumento.

Mais 14 mortos e 285 novos casos nas últimas 24 horas em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta proporção segue a tendência já registada na terça-feira, dia em que 211 dos 219 novos casos se referiam à região de Lisboa e Vale do Tejo.

No resto do país, a pandemia praticamente não avançou. Centro, Algarve, Açores e Madeira não registaram qualquer novo caso desde terça-feira; o Norte somou seis novos casos e o Alentejo tem agora mais dois casos.

A nível nacional, contudo, a pandemia mantém uma tendência de estabilidade. Desde o dia 12 de maio, altura em que se começaram a sentir os efeitos do desconfinamento nas estatísticas portuguesas, que o número de novos casos por dia se tem mantido abaixo dos 300.

Por outro lado, também o número de doentes recuperados da Covid-19 continua a crescer a um ritmo estável. Depois de na terça-feira se terem somado 274 pessoas a esta lista, esta quarta-feira o número de novos recuperados foi de 253.

Mais de 27 mil pessoas sob vigilância

De acordo com o boletim desta quarta-feira, as autoridades de saúde têm sob vigilância próxima um total de 27.141 pessoas, por serem contactos próximos dos casos confirmados de Covid-19.

Mantém-se também estável o número de pessoas a serem testadas por dia. Esta quarta-feira, eram 1.886 aqueles que já tinham sido testados e que continuavam a aguardar os resultados laboratoriais.

Até ao momento, já foram testadas em Portugal 316.364 pessoas. Dessas, a grande maioria — 283.186 — acabariam por testar negativo.

87% das vítimas mortais tinham mais de 70 anos

A distribuição dos casos por faixas etárias permite concluir que se mantém o panorama que tem sido registado até aqui. Entre as 1.356 vítimas mortais, a grande maioria — 1.177, ou 86,7% — tinham mais de 70 anos.

Por outro lado, continua a ser entre os 30 e os 60 anos de idade que se concentra a maioria dos casos de Covid-19.