Meditar, meditar

Através do site Brave Maryan

Para ultrapassar ansiedades. Inês Roseta é professora de Yoga e Meditação, e durante este período em casa, desenvolveu um site de meditação com Mariana Crespo, arquiteta e apaixonada por ilustração. É aqui que pode encontrar dicas para uma iniciação prática e fácil, estando disponíveis gratuitamente meditações guiadas, próprias para iniciantes e também para quem já faz meditação há mais tempo. Inês está também a desenvolver algumas meditações para crianças, acompanhadas com as ilustrações da Mariana. Seja em busca do seu caminho interior ou para desenvolver capacidades como concentração, controlo emocional e autoestima, passe pelo Brave Maryan.

© Brave Maryan

Songs for Good

Até sábado, entre as 19h e as 20h. Instagram da Leigos para o Desenvolvimento

Para treinar a entreajuda a cantar. Desde segunda-feira e até este sábado, há 12 concertos com carácter solidário para assistir ao final do dia no Instagram da Leigos para o Desenvolvimento. A iniciativa surge no âmbito da formação desta ONG, que prepara jovens voluntários que desejam dedicar um ano da sua vida ao serviço dos outros, e reúne em cartaz os generosos nomes de Ciclo Preparatório, Helena Kendall, Miguel Carmona, Mimi Froes e Manuel Oliveira, Zé Maria Souto Moura, Simão Correia, Anaísa, Cotton Carpet Motel, Michael Cranmer, Rita Sanches, Boko e os Vai e Vem. É durante este festival Songs for Good que o público é convidado dar um contributo para a missão dos Leigos para o Desenvolvimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© Ciclo Preparatório

À mesa no terraço

VINUM Restaurant & Wine Bar, Rua do Agro 141, Vila Nova de Gaia. Seg a domingo, entre as 12h00 e as 23h00. A reserva é recomendada e pode ser feita através do 220 930 417 ou reservas@vinumatgrahams.com

Para devorar o cenário do Douro. Reabriu portas esta segunda-feira e agora com todo o serviço do restaurante disponível também no terraço, uma verdadeira pérola em tempo de restrições. No VINUM Restaurant & Wine Bar pode contar com uma varanda com vista para o rio Douro, enquanto no interior as amplas salas vão manter o normal funcionamento, ainda que com lotação reduzida e mesas dispostas a uma distância mínima de segurança de dois metros. E se o menu vai poder ser consultado através de um QR Code para garantir o conforto e bem-estar de staff e clientes, o conteúdo mantém-se inalterado, com o produto local a continuar a brilhar nas novas propostas com assinatura do Chef Francisco Miranda, do famoso Costeletão de Vaca Velha de Trás-os-Montes ao peixe fresco do Mercado de Matosinhos.

© DR

Feira do livro online

Em www.clubedoautor.pt. Até 3 de junho

Para manter velhos hábitos. Se os tempos fossem outros, que é como quem diz aqueles que conhecemos até há bem poucos meses, por esta altura impunha-se a tradicional romaria ao Parque Eduardo VII e à Feira do Livro. As passeatas pelas fileiras de stands, sessões de autógrafos e outras atrações podem ficar para outra altura mas os livros não têm que ficar em confinamento. Muito menos os preços reduzidos, que continuarão a ser uma aposta das editoras, mesmo que online. No Clube do Autor, por exemplo, há 20% de desconto nas novidades (livros com menos de 18 meses), campanhas exclusivas com -30% a -50% em todo o catálogo, e portes grátis em compras superiores a 12,50€ — envios em 48horas. A campanha é válida no site da chancela entre 29 de maio e 3 de junho.

© Clube do Autor

“A Corrida”

Galeria Sala117, R. de Damião de Góis 200, Porto. Terça a sábado, das 15h às 19h, até 11 de julho

Para uma aventura fora de casa. Após dois meses de encerramento ao público, a Galeria Sala117 reabriu passado sábado com a inauguração da exposição “A Corrida”, da artista plástica Luísa Abreu, naquela que é a sua segunda mostra individual e que reúne os seus trabalhos mais recentes com materiais diversos. A exposição, cujo ambiente em muito evoca um jogo de tabuleiro que se estende pelas paredes da sala, conta ainda com dois textos sobre a sua prática artística recente, um da artista Catarina Real e outro do curador e investigador João Terras. Aventure-se por estes alvos, escadas, bandeiras e obstáculos, todos eles peças de estratégia num mapa imaginário, mas não se esqueça de que o uso de máscara será obrigatório e o distanciamento social deverá ser respeitado, com lotação de espaço seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

© DR

DØT

Em www.itsdotmagazine.com ou no Facebook e Instagram da revista

Para quem anda sempre à caça da última novidade indie. Impressa com materiais amigos do ambiente sobre condições tecnológicas sem químicos, a DØT Magazine lançou o seu primeiro número em abril de 2019, com a cantora Surma na capa, e agora prepara o segundo fôlego, sempre dedicada à música. Condicionalismos Covid à parte, continua ativa online e nas suas redes. O próximo takeover do Instagram da DØT vai ficar nas mãos da @beatriz.pessoa.music, já esta quinta-feira.

© DOT

Reabertura da Lello

R. das Carmelitas 144, Porto. A partir de sábado, às 11h00

Para assinalar os Santos Populares. A histórica Lello volta a receber visitantes já este sábado e não faltam novidades. Apesar de não haver um São João nas ruas, o espírito festivo junta-se aos livros. Durante todo o mês de junho haverá visitas gratuitas e acompanhadas das 11h às 19h, a cada 45 minutos, de quarta a domingo, com início a 30 de maio, cada qual com lotação de 10 pessoas, divididas em dois grupos (inscrições de semana a semana). Conte ainda com o Posfácio das Carmelitas: todos os sábados, às 17h, a Livraria Lello sai de si mesma, montando banco e banca na sua rua, a das Carmelitas, para, com acesso inteiramente gratuito, controlo de lotação, distanciamento social e segurança sanitária, ouvir e contar histórias de novos e menos novos autores.

Boa-Bao

Lisboa, Largo Rafael Bordalo Pinheiro 30. Quarta e Quinta – 18h30 às 22h30, Sexta – 18h30 às 23h, Sábado – 12h às 15h e das 18h30 às 23h, Domingo – 12h às 15h e das 18h30 às 22h30. Reservas através do 919 023 030.

Porto, Rua da Picaria 61 65. Sexta – 18h30 às 23h, Sábado – 12h às 15h e das 18h30 às 23h, Domingo – 12h às 15h e das 18h30 às 22h. Reservas através do 910 043 030

Para um pulo à Ásia em segurança. Não é preciso comprar voo nem fazer a mala, muito menos arriscar-se numa deslocação de longo curso. As iguarias pan-asiáticas do Boa-Bao estão de volta e asseguram uma viagem gastronómica em tempo de regresso à rua e às mesas mais disputadas nas duas principais cidades. Em Lisboa, o espaço reabriu portas esta quarta-feira; no Porto seguirá o mesmo exemplo esta sexta-feira, em ambos os casos com novos horários de funcionamento e recomendação de reserva (algo que não era possível na capital até aqui). Já pode fazer pré-reserva e se preferir os serviços de take-away (recolha nos restaurantes) e delivery com a Uber Eats mantêm-se de pé ao longo de toda a semana.

© Boa Bao

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.