A Google Portugal anunciou esta quinta-feira que mais de 5.300 pequenas e médias redações locais em todo mundo, entre os quais o Postal do Algarve, vão receber verbas do Fundo de Emergência para Jornalismo.

A pandemia de Covid-19 “desvalorizou a indústria de notícias, atingindo particularmente os meios locais com perdas de emprego, cortes e até encerramentos”, refere a tecnológica num post do blogue da Google Portugal.

“De forma a proporcionar algum apoio, o Google News Initiative lançou, no mês de abril, o Fundo de Emergência para Jornalismo” e hoje “estamos a anunciar que mais de 5.300 pequenas e médias redações locais em todo o mundo vão receber fundos que variam entre 5.000 dólares [4.551 euros, à taxa de câmbio atual] e 30.000 dólares [27.308 euros]”, adianta.

As candidaturas que abrangem várias publicações numa mesma organização serão limitadas a 85.000 dólares (cerca de 77.000 euros à taxa de câmbio atual).

Em Portugal, o Postal do Algarve é um dos títulos de jornalismo local que vai receber verbas deste fundo.

“Depois de assistir a um grande aumento de leitores e de número de histórias produzidas (30 a 70 histórias por dia), o financiamento será destinado ao investimento em empregos e às horas extras necessárias para manter uma produção de alta qualidade”, refere a Gloogle, a propósito do Postal do Algarve.

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“Em apenas duas semanas, recebemos mais de 12.000 candidaturas vindas de 140 países elegíveis, sendo que 90% das candidaturas pertencem a redações com menos de 26 jornalistas”, adianta.

“Analisamos cada candidatura com base num conjunto de critérios: publicações que trabalham localmente servindo uma comunidade geográfica específica e que utilizem o dinheiro recebido para continuarem a fazer o seu trabalho. Mais de 300 Googlers juntaram forças para validar as candidaturas e, em todo o mundo, realizamos dezenas de ‘webinars’ e dedicamos tempo para responder a questões e orientar as pessoas durante o processo”, explica a Google Portugal, no blogue.

Esta semana, o Jornal do Fundão tinha avançado que também tinha sido selecionado para ser apoiado pelo fundo da Google criado para projetos jornalísticos locais e regionais.

Cerca de metade das candidaturas não corresponderam aos critérios estabelecidos publicamente.

“Ainda temos uma pequena percentagem de projetos para rever”, adianta a Google.

Da região Europa, Médio Oriente e África (EMEA), a Google recebeu candidaturas de 88 países e ofereceu financiamento a mais de 1.550 ‘publishers’, “cada um demonstrando a diversidade e a força das comunidades locais e dos jornalistas que continuam a servi-los durante a crise”.

Além do Postal do Algarve (Portugal), consta ainda o Mediacités (França), Eco di Bergamo (Itália), Bihoreanul (Roménia) e Rochdale ‘online’ (Reino Unido), entre outros.

Na América do Norte, vão ser apoiados o The Daily Memphian (Memphis, EUA), Chestnut Hill Local (Northwest Philadelphia, EUA), The Discourse Cowichan (Canadá), Madison365 (Madison, EUA), entre outros.

Na região Ásia-Pacífico, títulos como The Murray Pioneer (Austrália), Saitama Shimbun (Japão) ou Minnambalam (Índia) são outros dos projetos de media apoiados pelo fundo.

Na América Latina, a Google vai apoiar a Agencia Amazonia (Brasil), El Colombiano (Colômbia), La Discusion (Chile) ou El Imparcial (México), entre outros.

“A notícia de hoje resulta dos muitos esforços que recentemente levámos a cabo devido à pandemia. O GNI irá anunciar mais iniciativas nas próximas semanas e, é claro, vai continuar a trabalhar para ajudar a indústria em direção a um futuro mais sustentável num mundo cada vez mais digital”, conclui Ludovic Blecher, responsável da Google News Initiative Innovation no blogue.