Se pensou em ir à praia este fim de semana, embora mantendo as devidas distâncias de segurança impostas pelas autoridades de saúde, não precisa ficar já desmoralizado. Sábado e domingo ainda vão ser dias de calor, mas as nuvens vão começar a tomar conta do céu azul dos últimos dias e a partir de segunda-feira deve chover. A culpa é de uma depressão que vai localizar-se a oeste da Península Ibérica, mas a incerteza da sua posição traz alguma indefinição à previsão do tempo a partir de terça-feira.

A meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou à TVI que as temperaturas começam a descer já no sábado, uma descida que vai começar a sentir-se mais no litoral do país e só depois se estende ao interior. No entanto, as temperaturas irão continuar elevadas, mas “já com uma tendência para uma ligeira descida”, principalmente a partir de sábado. Depois, as temperaturas “deverão permanecer dentro do que é o normal para a época do ano”, acrescentou.

Já nas regiões do interior do país, é possível que chova ou que haja trovoada já a partir deste sábado e no dia seguinte essa probabilidade passa a atingir todo o país. A possibilidade de chuva deverá manter-se no início da próxima semana, mas Ângela Lourenço dá alguma réstia de esperança a quem anseia pelo sol. É que há uma “incerteza” no que toca ao estado do tempo a partir de terça-feira, que depende da posição de uma “depressão que se vai localizar a oeste da Península Ibérica e a posição dessa depressão irá condicionar bastante o estado do tempo na próxima semana”.

O IPMA, segundo a informação disponibilizada no seu site, prevê para sábado descida da temperatura no litoral Norte e Centro com céu temporariamente nublado durante a tarde. Ainda assim são esperadas, em Lisboa, temperaturas mínimas de 20º e máximas de 32º, e no Porto 19º e 30º. Faro estará mais nublado, com temperaturas entre os 19º e os 30º. No interior Norte e Centro do País há possibilidade de haver aguaceiros e trovoada.

No domingo, as temperaturas previstas para Lisboa descem 1º, no Porto 2º e em Faro, já com previsão de chuva, a temperatura máxima será de 25º . O dia será marcado com “períodos de céu muito nublado, aguaceiros mais intensos e frequentes durante a tarde, sendo mais prováveis nas regiões do interior, e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, lê-se na informação disponibilizada pelo IPMA.

Segunda-feira há uma pequena descida da temperatura, com céu muito nublado e “aguaceiros dispersos, mais prováveis nas regiões Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de trovoada”. As temperaturas descem, mas não drasticamente. Lisboa vai variar entre os 19º e os 27º de temperaturas mínimas e máximas, Porto entre os 17º e os 25º e Faro entre os 19º e os 26º.

No site do IPMA os aguaceiros permanecem até ao final da semana, mas a meteorologista Ângela Lourenço revela alguma incerteza nesta previsão, fazendo-a depender da depressão que vai visitar a Península Ibérica, que pode mudar o seu caminho já na terça-feira.