A mensagem da BMW para os amantes das suas berlinas desportivas com motor de combustão, como o M5, é que podem contar com elas durante mais uns anos. E sempre com cada vez mais potência. Hoje o M5 já extrai 600 cv da versão “normal”, para depois elevar a parada para 625 cv com as especificações M5 Competition, sendo que a novidade, segundo a Car, é que a BMW prepara uma versão ainda mais possante para 2023.

Reconhecendo a necessidade de reduzir os consumos e emissões, mesmo enquanto incrementa a potência, a marca alemã deverá introduzir uma nova geração dentro de três anos com uma mecânica híbrida plug-in (PHEV), que alia ao actual motor 4.4 V8 biturbo um motor eléctrico, alimentado por uma bateria que o “empurrará” até aos 750 cv. E se o M5 Competition já só necessita de 3,3 segundos para ir de 0-100 km/h, é de esperar que o M5 PHEV de 2023 baixe da barreira dos 3 segundos.

Mas se o M5 PHEV promete ser surpreendentemente rápido, não vai conseguir estar à altura do M5 previsto para 2024, já 100% eléctrico. Mantendo a tracção integral dos modelos actuais, o M5 a bateria vai contar com um motor à frente de 250 kW e dois similares atrás, totalizando 750 kW, o correspondente a 1020 cv.

Para alimentar os três motores, a BMW espera na altura ter já pronto um sistema eléctrico a 800 volts, similar ao da Rimac, empresa que forneceu a tecnologia para a Aston Martin e o Grupo Hyundai Kia e, provavelmente, também à Porsche. A BMW acredita que necessitará de uma capacidade para acumular energia de 135 kWh, apontando para uma autonomia de 700 km. Uma evolução considerável face aos M5 a gasolina pois, religiosamente a circular dentro dos limites da lei, dificilmente ultrapassarão os 500 a 600 km com o depósito de 68 litros, ainda que o consigam abastecer em menos de 5 minutos.

A velocidade deverá ser limitada a 250 km/h e o 0-100 km/h deverá ser de 2,9 segundos, não muito longe dos 2,8 segundos do Porsche Taycan Turbo S. A base para este BMW M5 eléctrico será a plataforma Clar WE, que permite alternar entre diferentes formas de energia.

Em termos de baterias, a marca alemã espera em 2024 contar já com a geração V das suas células tipo bolsa, apesar de, segundo as fontes da Car, a BMW admitir que seria preferível adoptar as células cilíndricas, como as da Tesla, por motivos de estabilidade, segurança e eficiência.

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