Com condições meteorológicas favoráveis ou não, a SpaceX vai mesmo tentar colocar dois astronautas da NASA no espaço este sábado. Depois de uma tentativa falhada na quarta-feira (cancelado à última hora), o patrão da SpaceX, Elon Musk, confirmou durante a manhã que a SpaceX vai mesmo tentar uma descolagem às 15h22 (20h22 em Lisboa) do centro espacial Kennedy, na Florida (EUA).

Trata-se de uma missão crucial: é o primeiro voo tripulado com astronautas norte-americanos em nove anos e é o primeiro voo através de uma empresa privada. A NASA também confirmou a luz verde para o voo.

“Estamos a preparar-nos para o lançamento de hoje”, escreveu num tweet Jim Bridenstine, o patrão da NASA, acrescentando que o risco de este voo ser cancelado devido ao mau tempo se mantém nos 50%. Tal como na quarta-feira, até ao fim da contagem decrescente ainda será possível cancelar o lançamento.

Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken vão, assim, recomeçar o ritual feito na quarta-feira (e que, em certa medida, faz lembrar os filmes de ficção científica ou os documentários de época dos anos 60): o adeus às famílias, a coluna de carros até ao foguetão (numa viatura elétrica Tesla, publicidade que a NASA concedeu a Elon Musk…) e os longos preparativos no interior da cápsula Crew Dragon, instalada no topo de um foguete que os impulsionará a uma velocidade cinco vezes superior à velocidade do som.

“É um sonho tornado realidade. Nunca pensei que este dia chegaria, verdadeiramente”, disse Elon Musk na quarta-feira. Ainda assim, a missão da SpaceX está longe de ser um passo ambicioso na exploração espacial: Bob e Doug não irão à Lua nem darão passos para ir a Marta, “apenas” (e é um apenas com aspas) irão à “velhinha” estação espacial, a 400 quilómetros da Terra. É a mesma estação à qual astronautas russos e americanos se deslocam desde 1998.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR