Construído com base na mesma plataforma do Polo, o T-Cross é o SUV mais pequeno e acessível da Volkswagen, estando integrado na categoria B-SUV, uma das mais populares e que mais cresce no mercado europeu e, em particular, no português. A Volkswagen vai reforçar a sua oferta no segmento com uma versão coupé do T-Cross, que sacrifica um pouco do espaço interior, em benefício de um aspecto mais dinâmico.

O T-Cross coupé, que agora se sabe que vai chegar à Europa, foi já anunciado para os países da América do Sul, onde adopta a denominação Nivus. Desenvolvido no Brasil, recorre à mesma plataforma MQB (Modular Transverse Toolkit) e está caracterizado como um A0 CUV, ou seja, um Coupé Utility Vehicle (em vez de Sport Utility Vehicle) do segmento A0, o que para os alemães corresponde ao segmento B.

O Volkswagen Nivus vai ser produzido na fábrica brasileira de Anchieta a partir do Verão, na mesma linha onde a marca alemã monta igualmente o T-Cross. Ambos os modelos vão abastecer o mercado sul-americano.

5 fotos

Sabe-se agora que, a partir de meados de 2021, o Nivus – não sendo evidente que esta seja a denominação do modelo no continente europeu, podendo ser baptizado T-Cross Sport – começará a ser fabricado na linha de montagem do construtor em Pamplona, Espanha, onde também é produzido o T-Cross convencional.

Face ao T-Cross, o Nivus é ligeiramente mais comprido (4,27 m em vez de 4,11 m), sendo mesmo maior do que o T-Roc (4,23 m) fabricado em Portugal. A sua largura é similar à do T-Cross, ou não se tratasse do mesmo veículo (com o T-Roc a ser mais largo), para depois ser consideravelmente mais baixo do que os restantes, pois com 1,49 m é mais baixo do que o T-Cross (1,58 m) e do que o T-Roc (1,57 m).

Ao contrário do que seria de esperar, a plataforma MQB do Nivus (2,57 m) é ligeiramente mais comprida do que a que equipa o T-Cross (2,55 m) e o T-Roc (2,59 m). Em relação à bagageira, o Nivus oferece uma mala com 415 litros, menor do que o T-Cross, que oscila entre 385 e 455 litros, consoante a regulação longitudinal do assento traseiro.