O Cova da Piedade anunciou esta terça-feira que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu suspender o fim prematuro da Segunda Liga. Em comunicado, o clube acrescenta que a “subida e descida de divisão dos clubes envolvidos” também fica em stand-by: situação em que se encontrava precisamente o Cova da Piedade, que estava no penúltimo lugar na altura da interrupção e ia por isso descer ao Campeonato de Portugal, em conjunto com o Casa Pia. Em sentido oposto, Nacional e Farense iriam ascender à Primeira Liga.

De recordar que a Direção da Liga, liderada por Pedro Proença, aprovou a 5 de maio a conclusão definitiva da Segunda Liga devido à pandemia, promovendo Nacional e Farense à Primeira Liga e despromovendo Cova da Piedade e Casa Pia ao Campeonato de Portugal, decisão que motivou um recurso do clube da Margem Sul para o Conselho de Justiça da Federação, organismo que deferiu, agora, esta intenção.

Pedro Proença fica na Liga (para já) e prepara Assembleia Geral para discutir cara a cara a continuidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, o clube que ocupava o penúltimo lugar da Segunda Liga no momento da suspensão do Campeonato revela ainda que a ordem de trabalhos da Assembleia-Geral da Liga de Clubes, marcada para a próxima segunda-feira, inclui um pedido de ratificação daquela deliberação da Direção, “comprovando a falta de poderes da Direção e consequente exigência de unanimidade para tal deliberação”.

Nesse sentido, o Cova da Piedade promete “analisar o conteúdo” da ordem de trabalhos da reunião magna de clubes e apresentar “novos pontos e/ou propostas que se afigurem coerentes e decisivos para a clarificação das situações criadas pelo presidente da Liga, Pedro Proença”.

Da carta pelos jogos em sinal aberto ao recurso do Marítimo para o TAD – as queixas dos clubes da Liga sobre Proença

O clube já tinha anunciado a intenção de responsabilizar pessoalmente Pedro Proença “pelos factos ocorridos na reunião da Direção” de 5 de maio, dias antes de efetivar o recurso junto do Conselho de Justiça e de anunciar a saída da Direção da Liga de clubes, seguindo a decisão do Benfica, convidando Pedro Proença a demitir-se das suas funções. O clube do concelho de Almada fazia parte da direção do organismo juntamente com Benfica, Sporting, FC Porto, Tondela e Gil Vicente, da Primeira Liga, além de Mafra e Leixões, da Segunda.

Além do Cova da Piedade, também o Feirense anunciou no sábado um recurso para o Conselho de Justiça da Federação, depois de a Direção da Liga ter indeferido uma reclamação administrativa apresentada pelo clube relativamente ao cancelamento da Segunda Liga.