O Portal do Utente do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) já está disponível para os utentes dos hospitais das Caldas das Rainha, Peniche e Torre Vedras, anunciou esta terça-feira a instituição.

O portal disponibiliza “online” “um conjunto de funcionalidades que têm como objetivo aproximar, facilitar e poupar tempo ao utente sempre que precisa de interagir com qualquer uma das unidades”, refere o CHO, num comunicado.

Através da plataforma podem marcar-se consultas de seguimento; ver marcações de consultas, exames ou tratamentos; consultar as taxas moderadoras em dívida; informar com antecedência da impossibilidade de comparência a consultas, exames ou tratamentos; apresentar justificação para as faltas a consultas e exames; e requerer informação clínica do próprio ou de terceiros.

Os serviços disponibilizados em https://portalutente-choeste.min-saude.pt/ podem ser acedidos através de computador, ‘smartphone’ ou ‘tablet’, devendo os utentes efetuar o registo com o cartão do cidadão ou com o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e escolher uma palavra-passe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O CHO disponibiliza ainda uma linha de apoio telefónico (com o número 261 319 300), que encaminhará o utente para os serviços mais adequados para o esclarecimento de dúvidas. A linha funciona nos dias úteis entre as 9h e as 17h.

A criação do Portal do Utente faz parte de um conjunto de iniciativas de modernização desenvolvidas pelo CHO no âmbito do Projeto MA@CHO (Modernização Administrativa do Centro Hospitalar do Oeste).

A candidatura submetida pelo CHO ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), em setembro de 2015, foi aprovada no início de janeiro de 2016 e representa um investimento de 1,043 milhões de euros, cofinanciado em 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto visa “contribuir para centrar cada vez mais no doente a atividade do Centro Hospitalar” e, paralelamente, “melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a eficiência e rentabilizar os recursos disponíveis, otimizando o aproveitamento da oferta de serviços”, conclui o comunicado.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra, servindo mais de 292 mil pessoas.