“Já não bastava o nível de promiscuidade política, sem paralelo, evidente nas listas de Pinto da Costa com um desfile de atuais e ex-políticos, ficámos agora a saber que o designado sucessor para presidente do FC Porto e atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, é notícia porque já reuniu com colegas autarcas para discutir assuntos relacionados com a construção da prometida futura academia do FC Porto”. É assim, sem meias palavras, que Luís Bernardo, diretor de comunicação do Benfica, começa por comentar a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições dos dragões.

Rui Moreira integra recandidatura de Pinto da Costa ao FC Porto

Num texto publicado esta quarta-feira no site do Benfica, os encarnados sublinham a “gravidade” de uma situação em que se “misturam a gestão de cargos públicos com os interesses de um clube” e que “devia deixar de sobreaviso e em alerta todas as autoridades competentes”. “O papel do presidente da Câmara do Porto já não se percebe onde começa e acaba e se confunde com o de futuro presidente do Conselho Superior do FCP e eventual sucessor de Pinto da Costa”, acrescenta a nota, que faz em seguida um paralelo com a cidade de Lisboa, questiona o que aconteceria se o autarca da capital integrasse uma lista candidata aos órgãos sociais de um clube lisboeta e ainda recorda a polémica que envolveu a oferta de dois bilhetes a Mário Centeno, há dois anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que seria se o presidente da Câmara Municipal de Lisboa aceitasse integrar as listas de um dos candidatos à liderança de um clube da sua cidade, ao mesmo tempo que surgia a liderar a eventual oferta de terrenos e gestão de projetos de construção relacionados com esse mesmo clube que envolvem financiamentos avultados. Assim se expõe toda a hipocrisia de todos aqueles que rasgaram as vestes e tanto se indignaram com a banal oferta de dois bilhetes para um jogo a um responsável político, e que agora em situação de caos financeiro demonstram que afinal vale tudo, desde financiamentos públicos para o Porto Canal, passando por uma lista para o Conselho Superior manifestamente incompatível com a necessária transparência e salvaguarda do interesse geral. Pelos vistos é preciso relembrar o óbvio: pode um decisor político ter um relacionamento institucional com clubes de futebol? É óbvio que sim. Mas poderá e deverá fazê-lo pertencendo aos órgãos representativos desse mesmo clube? É óbvio que não”, sentencia Luís Bernardo, que termina a comunicação com uma pergunta: “Afinal quem é o vicário de quem entre Rui Moreira e Pinto da Costa?”.

Pinto da Costa: “Se o Rui Moreira se tivesse candidatado merecia o meu apoio e eu não avançava”

De recordar que Rui Moreira foi lançado como Pinto da Costa como eventual sucessor na liderança do FC Porto. Numa entrevista recente, o atual presidente dos dragões garantiu que não se teria recandidatado se o presidente da Câmara Municipal do Porto se tivesse apresentado às eleições para os órgãos sociais do clube, agendadas para este fim de semana.