Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Na segunda temporada da série “The Terror”, há uma maldição que aterroriza uma comunidade piscatória japonesa que vive nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Em “Terra Nova”, a nova série de Joaquim Leitão, que estreia na RTP1 esta quarta-feira, dia 3, pela 21h30, a ação decorre na década de 1930. Não há maldição nem guerra, mas há o árduo trabalho que desenvolve as aspirações e expectativas de uma comunidade.

Fala-se também em “The Terror” porque “Terra Nova” é uma obra em dois momentos. Há um filme, de Artur Ribeiro, que deveria ter estreado a 19 de março, mas devido à situação atual foi adiado, que acontece todo dentro do Lugre, o barco que transporta os portugueses para a pesca do bacalhau. A primeira temporada de “The Terror”, que é uma série de antologia da AMC (ou seja, cada temporada trata uma narrativa completamente diferente), também acontece toda dentro de barcos, barcos que estão parados no Ártico por causa do gelo.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.