Vinte e um segundos de silêncio. Foi esse o período de tempo de que Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, precisou para responder a uma pergunta sobre a atuação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no caso dos protestos levantados após a morte de George Floyd às mãos de um polícia. E limitou-se a falar do caso do Canadá.

Numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro do Canadá esta terça-feira, um jornalista perguntou: “Tem hesitado em comentar sobre as palavras e ações do presidente dos Estados Unidos. Mas agora temos Donald Trump a pedir ação militar contra os manifestantes, vimos manifestantes a serem dispersados com gás lacrimogéneo para dar espaço a uma operação presidencial. Gostava de lhe perguntar o que pensa sobre isso”.

Justin Trudeau permaneceu em silêncio durante 21 segundos antes de dizer uma única palavra. Depois respondeu:

Todos vemos com horror e consternação o que está a acontecer nos Estados Unidos. É tempo de unir as pessoas, mas temos é tempo de ouvir, é tempo de aprender que a injustiça continua apesar do progresso ao longo dos anos e das décadas”, começou por dizer o primeiro-ministro canadiano.

A seguir, Trudeau fez uma reflexão sobre os problemas do racismo no Canadá também, admitindo que há “uma discriminação sistémica” no país: “É tempo, enquanto canadianos, de reconhecer que nós também temos os nossos desafios. Que os canadianos negros e os canadianos racializados enfrentam a discriminação como uma realidade todos os dias. Há uma discriminação sistémica no Canadá. Tratamos os canadianos negros e racializados de forma diferente”.

Justin Trudeau admitiu que essa discriminação “é algo que muitos de nós não vemos, mas que é uma realidade para os canadianos racializados”: “Precisamos de ver isso, não só como governo e agir, mas precisamos de ver isso como canadianos. Precisamos de ser aliados na luta contra a discriminação“.

Ainda assim, o primeiro-ministro nunca comentou diretamente sobre a gestão feita por Donald Trump à crise que o país tem vivido após a morte de George Floyd, um homem negro que morreu após ter sido detido pela polícia. Questionado novamente sobre o tema, Justin Trudeau respondeu apenas: “O meu trabalho enquanto primeiro-ministro canadiano é representar os canadianos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR