Dark Mode 97,6 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

ISEG: 109 anos a reinventar o ensino

Tradição com inovação e capacidade de reinventar o ensino fazem parte da história do ISEG, a Escola de Negócios da Universidade de Lisboa, que comemora 109 anos e que assinala a data com um novo site

A frase parece assentar que nem uma luva numa instituição com 109 anos de história: honrar a tradição, abraçando a inovação. O ISEG, a Escola de Negócios da Universidade de Lisboa, foi a primeira escola fundada em Portugal nas áreas da Economia e Gestão e nunca deixou que a idade lhe conferisse um posto. Ao longo da sua existência, o ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, designação que adotou em 1990 – procurou sempre, através da criação de novos cursos e da constante atualização dos planos de estudo e dos métodos de ensino e aprendizagem, manter uma posição de liderança entre as escolas universitárias de economia e gestão em Portugal. Mas não só. Procurou ainda, através das unidades de investigação ligadas a esta instituição, desempenhar um papel dinâmico na produção de conhecimento no seu domínio científico e na aplicação desse conhecimento à sociedade portuguesa.

ISEG Executive Education

É precisamente neste contexto de inovação e de respeito pela tradição que surge a área de formação de executivos do ISEG. É através do ISEG Executive Education que esta business school oferece a sua formação para dirigentes e quadros de empresas e outras organizações, incluindo o ISEG MBA, programas de Pós-Graduação, programas executivos de curta duração e soluções customizadas. Uma oferta que visa corresponder às necessidades de formação e desenvolvimento dos executivos e ao ritmo acelerado de aprendizagem que os tempos atuais impõem.

ISEG MBA

O Executive Master in Business Administration do ISEG, lecionado em inglês, é o MBA da Universidade de Lisboa. É um programa de referência, que reúne um conjunto de parcerias como o World Economic Forum, Instituto Superior Técnico, Copenhagen Institute for Future Studies, Start-Up Lisboa e a Universidade de San Francisco, que complementam o seu core em gestão, área em que o ISEG é uma referência. Inclui, igualmente, uma área de Leadership & Personal Development. No decorrer do programa, os participantes podem experimentar ainda imersões em Silicon Valley, Hub Criativo do Beato e Academia das Força Aérea Portuguesa.

Programas de Pós-Graduação

As Pós-Graduações destinam-se a profissionais, quadros empresariais e empreendedores, que necessitam, num determinado momento das suas carreiras, de reforçar as suas competências de gestão, decisivas ao seu êxito profissional e ascensão na carreira. Estas Pós-Graduações são uma referência em Portugal, reconhecidas pela relevância e atualidade dos seus conteúdos, prestígio académico, qualidade pedagógica e experiência prática do seu corpo docente.

A oferta de Pós-Graduações é vasta, incluindo áreas de Gestão, Estratégia e Inovação, Finanças e Controlo de Gestão, Digital e Tecnologia, Marketing, Liderança e Gestão do Talento, Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Operações, Economia e Gestão da Saúde e Programas  setoriais, que incluem, por exemplo, as áreas do imobiliário e agro-alimentar. As sessões decorrem em horário pós-laboral.

Programas Executivos

Os Programas Executivos são muito instrumentais e aplicados, constituindo uma solução sólida para colmatar uma necessidade de formação dirigida. Os participantes ganharão ferramentas que lhes permitirão uma aplicação prática imediata em contexto de trabalho. Nesse sentido são curtos – entre 30 e 80 horas – e muito dinâmicos, promovendo o networking, a troca de experiências, o conhecimento e aplicação de best practices. Constituem uma forma privilegiada de investimento no desenvolvimento dos executivos.

Destacamos, pelo seu caráter inovador, os programas de Sustainable Finance, pioneiro em Portugal nesta área e que conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente, Leading Digital Strategy, em parceria com a Google, PHD (Omnicom Group) e Konica Minolta, Boosting Business Productivity With Agile, em parceria com P&A Associados, Grupo Multipessoal e Amazon Web Services, Sustainability: A Corporate Journey, em parceria com a GRACE e Sair da Casca, e ainda Futures, Strategic Design & Innovation, um programa com créditos bem estabelecidos no mercado e que conta com a parceria do World Economic Forum.

ISEG promove Webinares gratuitos até julho

Mostrar Esconder

Na certeza de um futuro que exigirá mudanças na sociedade e nos negócios, o ISEG – Executive Education está a disponibilizar, até julho (numa primeira fase), o ciclo de webinars “Beyond the Present”. De forma gratuita, estes encontros virtuais juntam docentes do ISEG Executive Education que desenvolvem temas atuais e convidam à reflexão sobre o futuro. Os encontros têm vindo a decorrer desde abril e prolongam-se até 16 de julho.

Programa de Webinars “BeyondthePresent”:
The power of Resilient Leadership | 17 de junho – 18h15
Digital Impact in the Distribution Channels at the End of the Agro-Food Value Chain | 23 de Junho – 18h15
Winning the Age of Disruption with Agile Transformation | 25 de Junho – 18h15
Effective Change Management in Uncertain Times? | 29 de junho – 18h15
Luxury Beyond the crisis – new Strategies | 9 de julho – 18h15
How to use Mindfulness for Business | 16 de julho – 18h15

Soluções à medida

Tal como em inúmeros outros setores, one sizes doesn’t fit all, significando que, para diversas organizações, em função das suas necessidades e dimensão, faz todo o sentido apostar numa formação dedicada e exclusiva. Esta tem constituído uma área de grande aposta do ISEG Executive Education que, através das soluções customizadas, concebidas através de um processo de cocriação com parceiro, funcionam como aceleradores de negócio, reforçando as competências dos colaboradores e equipas. A metodologia assenta em quatro grandes fases. Numa primeira etapa, e com base na informação recolhida, é desenhada uma solução que resulta de um trabalho de equipa entre o corpo docente envolvido e o parceiro. Após a aprovação global dos conteúdos, são realizadas diversas reuniões de customização para ajustar os conteúdos à realidade do parceiro e ao perfil do grupo de participantes. Segue-se a implementação da solução. No final do programa e com base no feedback recolhido, é produzido um relatório de avaliação que servirá de base a ajustamentos futuros.

A Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP) foi um dos parceiros a apostar numa solução customizada, neste caso um Programa de Desenvolvimento em Gestão e Soft Skills. Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, explica que, no atual contexto, tão exigente e desafiante, a CAP procurou um parceiro com o propósito de acrescentar valor às suas competências técnicas e pessoais, potenciando a sua capacidade de intervenção junto dos que representa. Mas não só: o presidente salientou a necessidade de responder aos níveis de exigência dos consumidores, seja pela qualidade do que pretendem consumir, seja pela consciência ambiental associada às práticas produtivas. “Foi assim que a CAP se juntou ao ISEG Executive Education na construção de um programa específico de valorização pessoal do seu corpo técnico e da própria organização, cujos resultados se sentem na motivação do grupo desde a primeira sessão, razão que nos leva a desejar estender a ação a novas edições no futuro”.

Já a Fujitsu apostou na concretização de um programa imersivo para repensar a oferta da empresa. “Durante os quatro dias em que desenvolvemos o programa Futures, Strategic  Design & Innovation com o ISEG Executive Education, a leitura que fazíamos da Fujitsu e do contexto mudou, permitindo-nos abraçar os desafios e a incerteza com um novo mindset”, testemunhou José Pinto, Head of Portugal Global Delivery Center, Global Delivery. Classificando estes quatro dias como “muito estratégicos e intensos”, José Pinto garante ser sido um privilégio afastar-se dos desafios e tarefas do dia-a-dia, aprofundar conceitos e técnicas e aplicá-los diretamente à realidade da Fujitsu num contexto global. “Conceitos e técnicas (como mega trends, planeamento de cenários ou de design thinking) que revelaram ser extremamente úteis e relevantes para a nossa resposta à pandemia e o consequente reinventar da organização”.

A Fidelidade foi outro dos parceiros a apostar num projeto à medida, neste caso um programa destinado a desenvolver competências de liderança dos managers desta companhia de seguros: “Agora sim, todos sentimos na pele o que é viver num mundo VUCA! Vivemos, nas organizações, tempos inimagináveis e todos, como lideres, vamos ter que ser capazes de nos reinventar. Estávamos [pré Covid-19] a prepararmo-nos para aquilo que dizíamos ser um mundo digital em constante transformação. De um dia para o outro, começámos a trabalhar à distância e a termos que nos superar para viver num mundo que já se tinha transformado e que, de repente, passou a ter que ser digital. Mais do que  nunca é, hoje, importante capacitar e apoiar os nossos Managers nesta mudança, para que se conheçam melhor, ganhem consciência que têm que cuidar de si para poderem cuidar das suas Pessoas, reaprendam a gerir as suas equipas, desenvolvendo-as, potenciem a visão estratégica e o conhecimento do negócio e mercado. E sejam inspiradores. O ISEG Executive Education foi um parceiro importante na construção e customização de um programa de formação, o Empowering Managers, que procura apoiar na resposta a este desafio e desenvolver os nossos Managers para que sejam, ainda mais, agentes de transformação da organização.”

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.