O programa Mar 2020 aprovou 45 projetos que envolvem 1,9 milhões de euros, no âmbito da linha de apoio à compra de equipamentos de proteção individual, desinfeção e testes de despiste à Covid-19 para os operadores do setor.

“Até ao momento, o programa operacional Mar 2020 aprovou 45 projetos, 16 dos quais de armadores e pescadores, quatro de entidades públicas e associações de pescadores, dois de empresas de aquicultura e 23 de empresas de transformação”, indicou, em comunicado, o Ministério do Mar.

No total, estes projetos envolvem 1,9 milhões de euros de investimento no âmbito da linha de apoio público para a compra de equipamentos e materiais de proteção individual, desinfeção e testes de despiste à Covid-19.

Conforme destacou o ministério liderado por Ricardo Serrão Santos, estas linhas pretendem contribuir “para o exercício das atividades económicas em condições de segurança pelos operadores do setor, nos domínios da pesca, da aquicultura e da transformação do pescado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de metade (56%) do apoio público aprovado destinou-se aos profissionais da pesca, 42% às empresas de transformação e 2% às empresas aquícolas.

Portugal contabiliza pelo menos 1.455 mortos associados à Covid-19 em 33.592 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quinta-feira. Relativamente ao dia anterior, há mais oito mortos (+0,6%) e mais 331 casos de infeção (+1%).

O número de pessoas hospitalizadas subiu 428 para 445, das quais 58 se encontram em unidades de cuidados intensivos (mais duas). O número de doentes recuperados é de 20.323.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que sexta-feira foi prolongado até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.