Na semana passada, o L’Équipe fez uma capa dura e bastante explícita em que criticava a decisão dos responsáveis franceses de terminar prematuramente a temporada de futebol — ao contrário do que aconteceu na Alemanha, em Espanha, Itália, Inglaterra e também em Portugal. Talvez por isso, por ter de esperar até agosto e à Liga dos Campeões para voltar a ver uma equipa francesa jogar futebol, o L’Équipe tem estado a assinalar o regresso das competições nos outros países. Esta quinta-feira, foi a vez de Portugal.

“Como idiotas?”. A capa do L’Équipe contra o fim da temporada que está a agitar o futebol francês

A notícia, porém, é que o jornal desportivo francês optou por não destacar o jogo “grande” do primeiro dia da retoma, a visita do FC Porto ao Famalicão, mas sim a primeira partida de todas: a vitória do Portimonense perante o Gil Vicente ao final da tarde desta quarta-feira. Com um título onde se lê “Portugoal”, uma brincadeira entre as palavras Portugal e goal, o L’Équipe mostra o abraço entre Gonda e Jadson, guarda-redes e central do Portimonense, a celebrar os três pontos que os algarvios conquistaram graças a um enorme golo de Lucas Fernandes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois da Alemanha, Portugal recomeçou ontem a temporada. Quanto aos outros campeonatos principais — Espanha, Itália e Inglaterra –, o recomeço está iminente”, pode ler-se na capa do jornal, quase como uma recordação de que só em França, entre as ligas europeias de topo, o futebol não vai retomar nas próximas semanas.