Durante esta pandemia, cerca de mil pessoas recorreram à plataforma acalma.online, lançada pela Casa do Impacto, para terem videoconsultas de apoio psicológico. A ansiedade, o medo e a preocupação com o futuro foram os principais sintomas que levaram estas pessoas a recorrer ao serviço do acalma.online. Entre os mais afetados, estão homens, desempregados, estudantes e pessoas com nível de escolaridade mais baixo, diz a instituição em comunicado.

O acalma.online surgiu no início de abril para dar resposta aos efeitos psicológicos que resultam dos meses de confinamento e isolamento social provocados pela pandemia de Covid-19. Segundo um relatório feito pelo acalma.online, 90% destas pessoas apontavam para um quadro clínico de moderado a grave, com problemas decorrentes de situações familiares, amorosas, financeiras, laborais, desemprego, aproveitamento escolar, saúde física e problemas com o sono. Entre os sintomas, encontravam-se ansiedade, medo e preocupação quanto ao futuro.

Casa do Impacto lança videoconsultas de apoio psicológico gratuitas. É o acalma.online

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De entre os perfis mais comuns, os homens, os desempregados, os estudantes e pessoas com nível de escolaridade
mais baixa serão os mais afetados pela crise da Covid-19.

“A grande adesão a este serviço demonstra a necessidade e urgência de responder às dificuldades presentes da população. É sabido o forte impacto que a atual crise tem no plano social e económico mas esquece-se muitas vezes da saúde mental das pessoas que têm sido largamente afetadas com mudanças bruscas e adaptações radicais ao estilo de vida e até situações familiares e profissionais indesejadas”, refere Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Lançado no início de abril, os planos passam por continuar com o projeto a custo zero: “Dezenas de consultas continuam a ser agendadas diariamente e isso deve-se provavelmente à desconfiança e medo ainda sentidos em ambientes públicos, que é aliás uma das grandes preocupações das pessoas que recorrem ao acalma.online”, acrescenta Inês Sequeira.

O acalma.online é uma plataforma de apoio psicológico em contexto de crise, criada por um conjunto de parceiros portugueses, no âmbito do movimento #tech4COVID19, e as startups de Impacto ZenKlub, Doctorino e Hug-a-Group, com apoio da WithCompany e da Doctor Spin. Conta com mais de 100 psicólogos voluntários inscritos.

Startups portuguesas juntam-se na luta contra o coronavírus

Fundada em 2018, a Casa do Impacto é um hub dinamizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem como missão impulsionar uma nova geração de empreendedores que estão a desenvolver modelos de negócio com
impacto social e ambiental positivo, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.