O secretário para as Relações Externas do Governo dos Açores, Rui Bettencourt, transmitiu hoje aos representantes da diáspora uma mensagem de “solidariedade e união” em tempos de pandemia de covid-19.

“Estamos a atravessar um momento muito difícil na nossa história e convém estarmos unidos, todos os açorianos da diáspora”, realçou o governante aos jornalistas, falando antes de um encontro, por vídeoconferência, com os presidentes das Casas dos Açores de todo o mundo.

Para Rui Bettencourt, a atual pandemia tem reforçado a “consciência cívica” dos açorianos e descendentes espalhados pelo mundo, e foram várias as demonstrações de “solidariedade” para com aqueles em “maior fragilidade”, valorizou.

“Este é um sentimento de pertença que continua a manter-se. Os açorianos sabem que são açorianos e este espírito de união” no arquipélago prolonga-se pelo “mundo inteiro”, valoriza o governante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reunião, tida hoje por meio digital, juntou os 13 membros do Conselho Mundial da Casa dos Açores aos observadores das casas recentemente instituídas no Maranhão (Brasil) e na Madeira.

Os Açores estão desde sexta-feira sem casos ativos de infeção por covid-19.

Até ao momento, foram detetados na região um total de 146 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 130 recuperados e 16 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 395 mil mortos e infetou mais de 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.465 pessoas das 33.969 confirmadas como infetadas, e há 20.526 casos recuperados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.