Depois de muitas tentativas para tentar adivinhar a forma como o Grupo Volkswagen iria reestruturar os seus cargos de gestão no topo da pirâmide, eis que finalmente o consórcio alemão divulgou como termina a “dança das cadeiras” na direcção das diferentes marcas. Mas com uma certeza: Herbert Diess, que veio da BMW, continuará como CEO do grupo, embora deixe de dirigir a Volkswagen, a principal marca do conglomerado germânico.

Depois desta decisão, que não parece ser uma promoção para Diess, eis que o comunicado revela que Ralf Brandstätter, até agora director de operações (COO) da Volkswagen, ascende à posição de CEO da marca. Esta “subida” deixa Oliver Blume na Porsche, privando-o da promoção que foi antecipada pelos órgãos de comunicação alemães, mas que não se veio a verificar.

Quem também afinal não ascende na estrutura da Volkswagen AG é Bernhard Maier, o CEO da Skoda que, segundo a Manager Magazine e o Auto Motor und Sport, deveria passar a CEO da Porsche.

Brandstätter, o novo responsável pela principal marca do Grupo Volkswagen, integrou a Seat antes de se tornar COO da marca alemã. No fabricante espanhol desempenhou várias funções, das relacionadas com os chassis e motorizações, a partir de 1998, passando pela direcção de compras em 2005 e membro da administração desde 2008. Ralf Brandstätter mudou-se para a Volkswagen em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR